Destaques Política

Secretário diz que ônibus urbanos parecem ‘transporte de animais’

27 de abril de 2023

um Plano de Mobilidade Urbana foi traçado e entra em vigor a partir de maio./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

PASSOS – O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Passos, Arlindo Nascimento, disse, em reunião nesta quinta-feira na Câmara, que os ônibus utilizados no transporte público de passageiros na cidade parecem “transporte para animais”.

Na reunião, realizada pela Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural (Cappur) para discutir o trânsito e possibilidades de melhorias do tráfego urbano, Nascimento, que é vice-prefeito do município, disse que deu duas advertências à CAF, empresa que opera o transporte público de passageiros na cidade, e que, a partir do próximo mês deve aplicar multa caso não sejam feitas melhorias no serviço.

Na semana passada, a Câmara aprovou projeto enviado pela Prefeitura que autoriza a abertura de crédito no orçamento, no valor de R$1,5 milhão, para a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O dinheiro, segundo informações da Câmara, seria usado no subsídio repassado à CAF.

Segundo Nascimento, o aporte para a CAF Transportes, aprovado pelos vereadores, será para melhoria dos ônibus. De acordo com informações do secretário, o contrato de 15 anos com a empresa prevê que os ônibus não podem ter mais de 12 anos, e que espera que novos veículos devem substituir os antigos. “Eu andei de ônibus quando assumi a pasta e parece transporte para animais”, disse.

Quanto à colocação de redutores de velocidade na cidade, reivindicados desde 2021, Nascimento disse que a Secretaria de Obras disponibilizou 300 toneladas de massa asfáltica para a implantação de 15 transversais elevadas e 20 lombadas na cidade.

Segundo Arlindo, um Plano de Mobilidade Urbana foi traçado e entra em vigor a partir de maio, o que deve melhorar o fluxo em locais congestionados. O secretário anunciou a instalação de quatro semáforos na cidade, nos próximos dias.

Câmara

De acordo com informações da Câmara, a audiência, realizada no Plenarinho, foi dirigida pelo presidente da comissão, vereador Plínio Andrade (PP), e contou com as presenças dos parlamentares Aline Macedo (PL), Luis Carlos/Dentinho (MDB), João Serapião (PL), Alex Bueno (PSD), Francisco Sena (Podemos), Dirceu Soares (PSD), Michael Silveira (PP) e Maurício Silva (União Brasil). Segundo a Câmara, Nascimento explanou sobre o funcionamento da secretaria e respondeu aos questionamentos dos vereadores.

O objetivo foi ouvir o secretário sobre projetos e debater demandas que os vereadores dos vereadores sobre necessidades em questões, por exemplo, como a trânsito.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social foi instalada em janeiro deste ano, absorvendo os departamentos de trânsito, a junta de recursos, Jari, a Defesa Civil e a futura Guarda Municipal, que está criada em lei e que, segundo o secretário, depende de concurso para começar a funcionar. De acordo com ele, a prefeitura busca a contratação de uma empresa que fará o concurso e a estimativa é que o trabalho efetivo dos futuros guardas civis deve levar mais 11 meses.

O secretário disse que a transferência dos departamentos ligados ao transporte foram importantes para a nova secretaria, pois antes estavam ligados à pasta do Planejamento e agora ganharam identidade para serem operacional. Nascimento discorreu também sobre o plano de mobilidade urbana, que segundo ele vai priorizar um planejamento para os próximos 30 anos.