Destaques Política

Prefeitura prevê retomada da coleta de lixo nesta quarta-feira

7 de maio de 2024

Administração espera que o serviço seja regularizado até nesta quarta-feira, 8, em todos os setores da cidade / Foto: Reprodução

PASSOS – A Prefeitura de Passos informou, nesta segunda-feira, que a coleta de lixo deve ser retomada nesta quarta-feira, após interrupção no serviço durante o fim de semana. Segundo a administração, o serviço foi interrompido devido a problemas nos equipamentos da empresa Eco Rio Soluções Ambientais, responsável pela limpeza urbana desde agosto de 2022.

De acordo com a prefeitura, após uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 6, foi decidido que todos os setores estarão regularizados até amanhã, 8, para amenizar os impactos do grande volume de lixo que se acumulou pelas principais vias da cidade.

A prefeitura informou ainda que três caminhões da empresa estão aptos para prestar o serviço de maneira adequada, mas ressaltou que os coletores estavam inseguros em trabalhar com os equipamentos nas condições que se encontravam.

“Reunimos com os coletores e eles fizeram um compromisso de nos ajudar e voltar ao trabalho para limpar a nossa cidade. Confio muito nesta equipe”, disse o prefeito Diego Oliveira, após a reunião com os funcionários da Eco Rio.

Ao reconhecer o problema através de nota, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos informou que “a empresa responsável pela coleta de lixo está com vários equipamentos quebrados o que ocasionou o atraso na prestação de serviço” e prometeu regularizar a situação nesta segunda.

Nas redes sociais, funcionários da empresa divulgam fotos da precária situação dos caminhões e das condições de trabalho, que “não respeita a dignidade dos coletores de lixo” e não oferece segurança ou suporte aos seus servidores. Um deles diz ainda que os funcionários já procuram os responsáveis muitas vezes não tendo resposta, e “precisando trabalhar foram suportando até onde deu”.

“Sobrecarregados de serviços, mas entregando o que eles comprometeram ao assinar um contrato, contrato esse que está sim sendo quebrado pela empresa Eco Rio. Quando oferecendo trabalho quase e/ou escravo. Sem hora pra terminar e ainda com o psicológico abalado de tanta pressão”, disse um dos funcionários da empresa.

O servidor relatou ainda que os equipamentos da empresa não funcionam adequadamente. “Sempre chega caminhão tudo quebrado, remendado com cola que ao sair pra rua não aguenta a carga horária”.

Em anota divulgada pela prefeitura, a Secretaria de Obras informou ainda que está trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível e solicitou a colaboração da população para que o serviço se normalize.