Destaques Educação

Ufla comemora 2 anos do campus em Paraíso e prevê expansão no 2º semestre

30 de março de 2024

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), localizado no campus de São Sebastião do Paraíso comemora dois anos de atividades e marca a expansão geográfica e o compromisso da instituição com a inovação e a excelência no ensino superior.

O Ictin oferece curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict), que é porta de entrada para a formação abrangente nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, também disponíveis no Ictin. 

O nascimento desse novo campus não foi sem suas dores de crescimento. Confrontados com um terreno desconhecido, a equipe da UFLA abraçou a missão com coração e determinação, transformando cada obstáculo em uma etapa construtiva. A sinergia entre a direção, o corpo docente e o pessoal de apoio transbordou em uma força coletiva para hoje termos mais do que uma estrutura física, uma comunidade unida pela paixão pelo conhecimento e inovação”, destaca o professor Fernando Ferrari, diretor do Ictin. 

Lançar o programa acadêmico no campus de São Sebastião do Paraíso foi um desafio, exigindo a superação de obstáculos, como obras paralisadas devido a empresas que perderam sua capacidade financeira durante o período da pandemia, e a necessidade urgente de financiamento adicional em um período de escassez orçamentária para as universidades brasileiras. Uma negociação inédita com o governo estadual trouxe recursos vitais e, embora tenhamos começado as atividades sem vagas suficientes para docentes e técnicos administrativos, esforços persistentes levaram à contratação de professores e ao início da ocupação das vagas de técnicos. Apesar das adversidades, o progresso e a formação de uma equipe dedicada justificam nosso empenho, enriquecendo a tradição da UFLA e celebrando o segundo aniversário do novo campus com orgulho”, afirma o reitor da Ufla, João Chrysostomo de Resende Júnior,  comenta sobre os desafios do percurso que se iniciou na inauguração do campus, e sobre a resiliência da equipe do Ictin para fazer dar certo um projeto de tanta importância para a UFLA. o reitor.

Atualmente, o campus conta com um pavilhão de aulas, prédios para incubadoras, laboratórios, logística, além de um campo de futebol e uma quadra multiuso. Com um espaço total de 150 mil m², projetos e obras estão em andamento para enriquecer ainda mais o campus, incluindo um anfiteatro, prédio das engenharias, biblioteca e o Centro de Convivência e Inovação, com expectativa de conclusão de algumas obras já no segundo semestre de 2024. Complementarmente, a construção dos laboratórios destinados às três engenharias e ao Bict se encontra em fase final, com os processos de aquisição de equipamentos para sua efetivação já em andamento.