Destaques Educação

Uemg em Passos amplia opções de internato em instituições de saúde

2 de fevereiro de 2024

Os alunos do curso de Medicina da Uemg são obrigados a realizarem o internato, no mínimo um ano, na cidade de Passos./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) ampliou a lista de instituições credenciadas para a realização do período de internato, que acontece nos últimos dois anos do curso de Medicina. Segundo a universidade, o Hospital João XXIII, de Belo Horizonte, foi incluso entre as opções para os discentes do curso em Passos. A expectativa é que em breve o Hospital Júlia Kubitschek e o Instituto Raul Soares também estejam disponíveis para os estudantes.

Segundo a Uemg, a parceria entre a universidade e as instituições foi realizada a partir de um convênio com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

De acordo com o vice-diretor da Uemg – unidade Passos, Vinícius de Abreu D’Ávila, os estudantes de Medicina continuarão realizando o internato em Passos, em instituições como a Santa Casa de Misericórdia, entre outros setores e instituições da área de saúde no município.

“O nosso intuito com a ampliação de opções para a realização do internato é disponibilizar aos estudantes mais oportunidades para desenvolverem novas experiências, em diferentes contextos, reforçando as vivências durante o período na universidade”, enfatizou Vinícius.

Segundo a Uemg, neste primeiro semestre de 2024, 20 estudantes da 5ª turma de Medicina realizarão o internato na cidade de Belo Horizonte, atuando em esquema de rodízio e executando o internato nas três instituições disponíveis na capital mineira.

Conforme a Uemg, cada estudante do curso de Medicina vai ter a opção de realizar um ano de internato na cidade de Belo Horizonte, ou os dois anos de internato em Passos, sendo obrigatória a realização do internato, no mínimo um ano, na cidade de Passos.

Extensão Universitária

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado final da edição de 2023 do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG).

Segundo a instituição, o PROEXT-PG tem como objetivo subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias.

A Uemg foi contemplada no programa, no valor total de R$ 130,9 mil. O projeto foi desenvolvido em trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e os Programas de Pós-Graduação em Artes, Ciências Ambientais, Design e Educação, englobando propostas de ações multidisciplinares em áreas do conhecimento e linhas de pesquisa diversas.