Destaques Política

TRE marca eleições suplementares para o dia 6 de julho em Guapé 

2 de maio de 2025

Prefeitura do município é ocupada interinamente pelo vereador Randerson Ribeiro (PL), escolhido após votação da escolha da mesa diretora na Câmara, durante a cerimônia de posse / Foto: Reprodução

Carlos Renato

 

GUAPÉ – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) marcou para o dia 6 de julho deste ano as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Guapé. O novo pleito acontece em razão do indeferimento do registro do candidato Thiago Sávio Câmara (PSDB), que foi o mais votado nas urnas na eleição municipal de 2024, mas não foi diplomado e não assumiu a prefeitura.

Segundo o TRE, o prazo para a realização de convenções sobre a escolha dos candidatos será de 13 a 18 de maio. No dia 21, termina o prazo para entrega dos pedidos de registro de candidatura.

O tribunal ressalta que, a partir do dia 22 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 28 de julho.

Thiago, que concorreu pela Coligação Vamos Retomar o Controle (Federação PSDB/Cidadania), recebeu 3.343 votos, o que corresponde a 40,23% do total dos válidos, mas o resultado, desde então, ficou “sub judice” devido à candidatura estar em análise judicial.

Em setembro do ano passado, um mês antes do pleito, a Justiça Eleitoral determinou o indeferimento da candidatura de Thiago após ação impetrada por Pedro Luís Simões, então candidato pela coligação “Confiança e Compromisso com a Verdadeira Renovação”, que alegou irregularidades no processo de candidatura de Thiago.

O Ministério Público Eleitoral também requereu o indeferimento do registro de candidatura em razão da cassação do mandato de vereador pela Câmara do município. A Mesa Diretora do Legislativo decretou, em 2022, a perda do mandato de Thiago, então vereador, por conduta de proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara e pela falta com o decoro na conduta pública.

O indeferimento foi confirmado por unanimidade em sessão realizada no dia 14 de março, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desde o início do ano, Randerson Ribeiro (PL) assumiu interinamente a Prefeitura de Guapé. Ele foi eleito vereador com 515 votos. Após ser eleito presidente da Câmara, Randerson assumiu como prefeito interino.

Eleição

Segundo o TSE, 11.071 eleitoras e eleitores estão aptos a votar e poderão ir às urnas escolher candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, sendo 4.054 (36,62%) com biometria. O município possui 12 locais de votação e 40 seções eleitorais.

A votação no dia 6 de julho, que será das 8h às 17h, deve contar com 144 mesários, sendo constituídos pelas mesmas mesas receptoras de votos nas eleições que aconteceram em outubro de 2024.