12 de julho de 2024
Honraria é concedida por reconhecimento aos serviços prestados e à sua atuação na vida pública que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, de Minas e da região / Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de São João Batista do Glória homenageará Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), com a Ordem do Mérito Legislativo em seu grau Mérito Legislativo. A cerimônia de entrega da honraria acontecerá no Plenário da Câmara Municipal e reconhecerá os serviços prestados por Law à população de Minas Gerais, especialmente na região do sudoeste mineiro e em São João Batista do Glória.
O advogado é reconhecido pelo seu trabalho em prol do fortalecimento das relações entre Brasil e China, além das iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. “Receber a comenda legislativa de São João Batista do Glória foi uma honra imensa e uma demonstração de carinho e reconhecimento, que me estimulam a seguir em frente com projetos e iniciativas de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento”, destaca Law em agradecimento.
A cerimônia também reafirma o contínuo compromisso do advogado com o progresso e bem-estar da população local. “Continuarei trabalhando para o desenvolvimento e bem-estar da população de Minas Gerais. Agradeço profundamente à Câmara Municipal desta cidade que sempre me recebeu tão bem, e a todos que me apoiaram nessa jornada. Sigo empreendendo esforços para promover iniciativas que façam a diferença na vida das pessoas desta querida região”, afirmou o advogado.
Uma trajetória de serviço à sociedade brasileira
O advogado, escritor, empresário e empreendedor Thomas Law, uma figura de destaque e influência nos cenários jurídico, empresarial e social do Brasil e além-fronteiras. Sua trajetória profissional e pessoal é marcada por conquistas significativas e o compromisso com o desenvolvimento do Direito e da sociedade.
Nascido em São Paulo, Thomas Law tem uma bagagem acadêmica consolidada: especializou-se em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e em Direito Penal Econômico pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GV LAW). Sua busca incessante pelo conhecimento o levou a conquistar o título de Mestre em Direito Internacional e Doutor em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com uma tese inovadora sobre a Lei Geral de Proteção de Dados em comparação com o modelo chinês.
O compromisso do advogado com a cooperação científico-acadêmica nacional e internacional, bem como com a integração cultural é evidente em sua gestão à frente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), entidade que instalou o seu primeiro escritório fora de São Paulo, onde fica a sede, na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 2021, a filial mineira do Ibrachina tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de projetos com parceiros locais, como os que já são realizados atualmente, a exemplo da Editora D’Plácido, a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade do Estado de Minas Gerais.
Filho de imigrantes chineses, sua dedicação em fortalecer os laços entre Brasil e China se estende à cooperação jurídica e econômica, o que motivou a criação do Ibrachina. “Havia uma lacuna de intercâmbio de conhecimento no setor jurídico entre o Brasil e a China, que é o principal parceiro comercial do Brasil há mais de uma década. A ideia era criar uma entidade com o objetivo de promover a integração cultural, social e jurídica entre os dois países”, explica Law. O instituto integra as Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em que o advogado é o Conselho Consultivo, e que se posiciona como uma frente estratégica para as discussões sobre os rumos da economia do Brasil.
Na advocacia, Law preside a Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional. Além disso, o advogado é autor e organizador de vários livros e artigos publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil, e em 2022 recebeu sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.
A atuação humanitária, social e cultural de Thomas Law tem o reconhecimento de diversas instituições, incluindo a Medalha da Justiça do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST); a Medalha Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados; e a Medalha Mérito Santos Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Além de outras honrarias como a Medalha Alberto Simonetti Cabral Filho, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas, e o Troféu Periferia 2021, entregue pela ONG Orpas, de São Paulo.
Cidades inteligentes
Em outra frente, o profissional vem se destacando como na promoção e no fomento às smart cities no Brasil – cidades inteligentes, que combinam tecnologia e desenvolvimento sustentável em prol da evolução da infraestrutura nas cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Segundo o relatório global da World Tourism Organization, a população urbana mundial deverá crescer 61% até 2030. “Esse número nos mostra que os desafios sociais, políticos e econômicos serão mais complexos e aumentarão exponencialmente até o final desta década. A constituição de uma cidade inteligente, inovadora e sustentável implica garantir uma melhor qualidade de vida aos habitantes das cidades e Minas Gerais tem grande potencial de progresso e modernização”, afirma Law.
Atuação em Minas Gerais
A contribuição de Thomas Law para Minas Gerais é diversificada, abrangendo iniciativas sociais, educacionais, culturais e de inovação. Com a instalação do primeiro escritório do Ibrachina fora de São Paulo, em Belo Horizonte, Thomas realizou diversas ações em projetos sociais e esportivos, como o apoio à Escola de Música Percussão Circular, fundada em 2014. O profissional também participou da Conferência Nacional da Advocacia de 2023, realizada na capital mineira, e apoiou a realização dos Congressos do Instituto Brasileiro do Direito do Mar (IBDMAR).
Em 2024, o empreendedor recebeu o título de Cidadão de Belo Horizonte e contribuiu para a realização do desfile de Carnaval da Escola de Samba Cidade Jardim, cujo tema foi “Pelos Caminhos da Sabedoria, o Pavão Encontra o Dragão. Brasil-China, uma viagem Cultural”.
“Receber o título de cidadão de Belo Horizonte, além de uma grande alegria pessoal, significa uma grande responsabilidade de pensar as políticas públicas da cidade”, destaca Law. Além disso, este ano traz um outro marco importante, dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. “Com satisfação, ajudamos a Escola de Samba Cidade Jardim a falar sobre a China no Carnaval deste ano, o que reforça nosso compromisso no desenvolvimento sociocultural”, reforça.
A atuação de Thomas Law em Minas Gerais não se limita à capital. Em parceria com o Sebrae, ele lançou o site e o livro “Rota do Queijo da Canastra”, promovendo o trabalho de mais de 800 famílias que vivem da produção de queijo no sul de Minas Gerais. Um acordo de cooperação técnica entre a Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos, e o Ibrachina resultou na publicação do livro “Perfil produtivo e potencialidades do Sudoeste Mineiro a partir de estudos da Universidade Estadual de Minas Gerais”.
Além disso, a parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e o Ibrachina culminou na publicação do livro “Perfil produtivo e potencialidades do Alto Paranaíba”. Outra iniciativa destacada foi o lançamento de uma edição especial da Cachaça Artesanal Flor da Mantiqueira, com o selo do Ibrachina.
“São iniciativas que me enchem de alegria e orgulho, e mostram que o caminho está aberto para novos projetos. Vamos em frente por São João Batista do Glória, por Minas Gerais e pelo Brasil, ampliando conhecimento e fomentando oportunidades de desenvolvimento sustentável em todo o país para beneficiar cada vez mais cidadãos”, finaliza o advogado homenageado.