Cultura Destaques

Ternos de congo e Reinado erguem bandeiras de padroeiros em Paraíso

28 de novembro de 2023

Departamento de Cultura promoveu reunião com representantes dos ternos e Reinado para tratar das questões envolvendo a festa, como a ordem dos desfiles./ Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

S. S. PARAÍSO – A cerimônia de levantamento das bandeiras dos santos padroeiros da Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso será realizada neste domingo, 3, na praça Comendador José Honório. Na última sexta-feira, a prefeitura fez o primeiro repasse da verba aprovada neste ano para investimento nos ternos e Reinado (R$ 255 mil).

De acordo com informações da Prefeitura de Paraíso, a celebração tem início com uma missa, às 17h na Igreja Matriz de São Sebastião e, na sequência, serão erguidas as bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Sebastião, São Domingos, Santa Isabel, Santa Catarina e São Jerônimo. Todos os ternos de moçambique e congo vão participar e saudar as bandeiras na presença do Reinado.

Na noite de segunda-feira, 27, o Departamento de Cultura promoveu uma reunião com os representantes dos ternos e Reinado para tratar das questões envolvendo a festa, entre elas a ordem dos desfiles que acontecem de 26 a 30 de dezembro, a partir das 19h30, na avenida José de Oliveira Brandão Filho, em frente a Câmara. Também foi definida a escala das missas e outras questões relacionadas à estrutura do evento. A reunião contou com a presença do prefeito Marcelo Morais e do vereador Luiz Benedito de Paula.

Na última sexta-feira, 24, a prefeitura efetuou a primeira parte do repasse financeiro aos ternos e Reinado para que a compra de tecidos, instrumentos, vestimentas, serviços de costureira, entre outros. O segundo pagamento acontece em dezembro. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Fumpac), com a aprovação do Conselho Municipal, Poder Legislativo e totalizam R$ 255 mil.