Cultura Destaques

Teatro Gustavo José Lemos é reconhecido

23 de novembro de 2023

A principal sala de teatro de Passos agora é um Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura./ Foto: Divulgação.

CULTURA

Nesta semana o Teatro Gustavo José Lemos em Passos foi oficialmente reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. A notícia foi anunciada pela Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc), entidade responsável pela administração do espaço.

A habilitação do Teatro Gustavo José Lemos na Rede Cultura Viva representa um marco importante para a região, configurando-o como um ponto de referência nas atividades culturais locais. Esse status foi concedido nos termos da Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016, que a regulamenta.

Os Pontos de Cultura, segundo a definição do Ministério da Cultura, são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades. Essas iniciativas são reconhecidas, certificadas ou fomentadas pelo Ministério da Cidadania por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

O reconhecimento como Ponto de Cultura proporciona uma chancela institucional valiosa, abrindo portas para a obtenção de apoios e parcerias. Além disso, permite que o Teatro Gustavo José Lemos se conecte com outros pontos da rede, estabelecendo afinidades temáticas e fortalecendo o pertencimento a um território cultural.

Segundo a Adesc, a habilitação do Teatro Gustavo José Lemos é fruto da dedicada administração e dos projetos culturais realizados pela entidade, criada em 2009, e que tem como missão fomentar e difundir a arte e a cultura em Passos e região, proporcionando à população o pleno usufruto de seus direitos culturais.

Piettro Garibaldi, presidente da Adesc, destaca a importância do reconhecimento como Ponto de Cultura, afirmando que isso representa o aval do Estado a uma ação cultural continuada já desenvolvida pela entidade. “A Adesc continua sua missão de transformar vidas por meio da arte, possibilitando a crianças, jovens e adultos a oportunidade de vivenciar e participar ativamente do cenário cultural local”, declara Pietro.