Destaques Geral

Sictur e Sedese oferecem 500 vagas no ‘Capacita Passos’

29 de novembro de 2023

Na manhã da última terça-feira, 28, o projeto foi apresentado na Casa da Cultura e tiveram início as inscrições./ Foto: Arquivo FM.

PASSOS – As secretarias de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) e de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda (Sedest) vão oferecer 500 bolsas de estudo à população em situação de vulnerabilidade social por meio do projeto Capacita Passos.

De acordo com informações da Prefeitura de Passos, as secretarias receberam as bolsas por meio de parceria com a empresa Nubbi – Educação e a plataforma LevEduca, no projeto Capacita Passos, e elas devem ser disponibilizadas para nos 30 cursos da plataforma.

Na manhã da última terça-feira, 28, o projeto foi apresentado na Casa da Cultura e tiveram início as inscrições, que podem ser feitas até 31 de janeiro de 2024, na Sedest. Para se inscrever é preciso morar no município, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), estar incluído nos programas de vulnerabilidade social e ter renda de até dois salários-mínimos.

De acordo com o empresário Marcus Lemos, o objetivo é levar capacitação e oportunidade de emprego por meio da plataforma LevEduca, com cursos que podem mudar a realidade das pessoas e conectá-las com vagas de emprego anunciadas pelas empresas da cidade, direto no aplicativo.

Conforme o titular da Sictur, Luiz Alves Souza Junior, após inscrito, os alunos terão acesso à plataforma LevEduca.

Os cursos oferecidos são nas áreas de automação industrial, gestão e empreendedorismo, comercial, informática e tecnologia, mecânica industrial, elétrica e eletrônica, educação, economia e finanças, segurança do trabalho e telecomunicação.

Quando o prefeito Diego Oliveira me convidou para a secretaria, exigiu que eu me virasse para conseguir capacitar o máximo de pessoas, em virtude da vinda da Heineken. Já fizemos parcerias para curso de marceneiro, com 130 formandos, no começo do ano. Fechamos uma parceria com o Senai. São outras 120 vagas. Bolsas de estudo, sendo 80 delas de operadores de empilhadeira e 40 de eletricista. E hoje esta parceria com 500 bolsas de estudo para a nossa população”, disse o secretário.

É uma honra estar aqui na minha cidade natal, Passos. Minha mãe trabalhou e teve que romper várias barreiras do ensino, principalmente para o público mais vulnerável, porque se trata de mais atenção e mais ludicidade no ensino. Isso que nos inspirou a criar a Nubbi – Educação e a plataforma LevEduca. O projeto tem por objetivo gerar renda e emprego através de uma educação lúdica, prática e acessível. Toda nossa solução é online e, com esse grande número de vagas, temos certeza de que esse movimento feito pela administração municipal e com a vinda de grandes indústrias e também esse movimento de toda uma cadeia produtiva, Passos vai crescer e muito, e com pessoas capacitadas as vagas serão preenchidas”, afirmou Marcus Lemos.

A titular da Sedest, Rosely de Melo Grillo, afirma que a secretaria está à disposição para atender os candidatos. “Vamos passar nos equipamentos de atendimentos para fazer a divulgação do projeto Capacita Passos. É muito bom ver estas possibilidades de capacitações dos nossos usuários, inclusive os nossos usuários que estão em vulnerabilidade social, que estão desempregados, que estão tentando ser reinseridos no mercado de trabalho”, disse.

O prefeito Diego Oliveira agradeceu pela parceria com a empresa e apontou o fato de que várias cidades estão com dificuldades em conseguir mão de obra qualificada. “Em Extrema, uma das cidades com o maior número de empresas, tem dificuldades para contratação de mão de obra. As empresas que lá se instalam, já estão deixando de se instalar por falta de mão de obra. Com o Capacita Passos, o bem está sendo feito não só para Passos, mas para toda a região”, disse.