Senar oferece curso de classificação e degustação de cafés em Paraíso

Treinamento é oferecido gratuitamente para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade rural./ Foto: Reprodução.
Treinamento é oferecido gratuitamente para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade rural./ Foto: Reprodução.

S. S. PARAÍSO – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Parceria com o Sindicato Rural de São Sebastião do Paraíso, oferece o curso de Classificação e Degustação de Cafés para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade. As aulas são gratuitas e acontecem entre os dias 11 e 15 de março.

Segundo o Senar, durante o curso, os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre o mundo do café, desde o seu surgimento, passando pelo mercado, ondas de evolução do consumo, classificação do café verde, torra, habilidades sensoriais necessárias para a prova e degustação de amostras de cafés especiais de diferentes métodos de produção, de altitudes, regiões e pontuações variados.

De acordo com agente de desenvolvimento rural do sindicato, Ricardo Luiz Ferreira, a finalidade do treinamento é dar um maior embasamento para produtores rurais e seus familiares envolvidos na produção de café, como também aos profissionais da área que estão ingressando no mercado.

Segundo ele, o classificador e degustador é um profissional que atua no dia a dia de cooperativas e associações para avaliação de cafés tipo commodity, ou seja, cafés comercializados em volume e cuja precificação é definida em bolsas de valores.

“O objetivo da classificação e degustação é descrever os atributos físicos e sensoriais de cada café. São apresentados os possíveis defeitos encontrados nos grãos, categorização por tipo, materiais e equipamentos utilizados, cálculos da quantidade de xícaras por lote, características sensoriais para definição de qualidade de bebida e os procedimentos que auxiliarão o classificador e degustador a atingir os bons resultados em seu trabalho”, disse.

Os interessados em participar do curso de Classificação e Degustação de Cafés em São Sebastião do Paraíso devem entrar em contato com o Sindicato Rural, situado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), ou pelo telefone (35) 98429-8207. O curso tem 40 horas de duração, com início às 8h e término às 17h. Caso não haja alunos suficientes para fechar a turma, o curso pode ser adiado.

O Senar

O Senar Minas é uma entidade privada, mantida pela classe produtora, que promove cursos e programas para a população rural. Suas frentes de atuação visam o benefício da família do campo na formação profissional rural e na promoção social. O Senar ainda oferece assistência técnica, gerencial e ensino a distância e faz parte do sistema Faemg.

Últimas Notícias

Exclusivo

Tiro de Guerra de Passos realiza 1ª Corrida do Atirador neste domingo

Piracema começa em Minas Gerais e restringe pesca para proteger reprodução dos peixes nativos

Exclusivo

Radialistas apontam desafios para renovação de profissionais em Passos

Exclusivo

Prefeitura de Passos avança em obra contra enchentes, mas contenções de encostas ainda dependem de recursos

Exclusivo

Eleições – O espetáculo da democracia não pode admitir dúvidas

PASSOS Previsão do Tempo