11 de julho de 2024
Segundo a instituição, o curso é ideal para os alunos que vivem e trabalham no campo / Foto: Reprodução
CARLOS RENATO
CAPETINGA – A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oferece 25 vagas para o curso Técnico em Agronegócio em Capetinga. A capacitação gratuita tem o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Capetinga.
Segundo informações do sistema Faemg/Senar, o interessado deve preencher um formulário de pré-inscrição para demonstrar interesse pela participação no curso. A previsão é que o edital de abertura das inscrições esteja disponível no site oficial a partir de novembro deste ano.
A entidade reforça que é fundamental o preenchimento deste formulário, pois a contagem de interessados está sendo feita por meio dele, sendo necessário reunir um número mínimo de pré-inscrições para que o edital seja publicado.
Para participar, é necessário ter o ensino médio completo até a data de início prevista do curso. Os candidatos serão escolhidos por meio de um processo seletivo.
O Faemg/Senar prevê que o início das aulas aconteça entre os meses de fevereiro e março de 2025, com duração de dois anos.
A entidade ressalta ainda que 80% das aulas serão ministradas a distância, enquanto os restantes serão na modalidade de ensino presencial no município de Capetinga, além da realização de visitas técnicas aos sábados para garantir experiência de aprendizado completa e acessível.
Segundo o Faemg/Senar, o curso técnico em Agronegócio oferece uma oportunidade imperdível para expansão de conhecimentos e promover habilidades nesse setor em constante crescimento. “É considerado o primeiro curso de nível médio do mercado, onde aluno recebe um diploma com a marca Senar, homologado pelo Ministério da Educação”, afirmou.
Para Faemg/Senar, a capacitação se enquadra aos produtores rurais, familiares de produtores rurais, trabalhador rural, agrônomo, veterinário e outros interessados. “Curso é ideal para os alunos que vivem e trabalham no campo e desejam dominar técnicas de gestão e de comercialização do agronegócio”, informou.
Para saber mais sobre a formação técnica e processo seletivo do curso, o interessado pode acessar o site: https://etec.senar.org.br/curso/curso-tecnico-em-agronegocio/.
Concurso
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) anunciou a abertura de um concurso público para preenchimento de 34 vagas no cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) para atuação nos campi espalhados no estado. Em Piumhi, há uma vaga para professor de Matemática.
As inscrições estarão abertas até dia 4 de agosto pelo site oficial da instituição, com taxa de inscrição no valor de R$ 201.
Segundo o edital, os professores selecionados terão um regime de trabalho de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva. Esse regime visa garantir o comprometimento integral dos profissionais com suas atividades acadêmicas, contribuindo para a qualidade do ensino oferecido pelo IFMG.
O concurso público será dividido em duas etapas e quatro fases. A primeira etapa inclui uma prova objetiva, que avaliará os conhecimentos específicos e de legislação. Em seguida, os candidatos realizarão uma prova dissertativa, onde deverão demonstrar seus conhecimentos na área de atuação.
A terceira fase consiste em uma prova de desempenho didático, na qual os candidatos terão até 50 minutos para ministrar uma aula. Por fim, a prova de títulos avaliará a titulação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos.