6 de junho de 2025
Ações integradas foram coordenadas pela Sejusp, mobilizando mais de 3,4 mil profissionais das forças de segurança e instituições parceiras / Foto: Reprodução
BELO HORIZONTE – As atividades e abordagens da operação “Caminhos Seguros”, realizadas pelo Governo de Minas sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), resultaram em 98 prisões em flagrante e outras 65 por mandado de prisão contra suspeitos do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Possibilitaram também que 13 crianças e adolescentes fossem resgatados, somando 361 medidas protetivas solicitadas. Além disso, cerca de 50 quilos de drogas foram apreendidos, entre elas haxixe, cocaína e crack.
O balanço foi apresentado na última quarta-feira, 4, pela Superintendência de Integração e Planejamento Operacional (Sipo) da Sejusp. Ações educativas, presenciais e digitais, mobilizaram mais de 3,4 mil profissionais, que utilizaram cerca de 1,5 mil viaturas, resultando em mais de 560 mil pessoas alcançadas.
Em Minas Gerais, sob a coordenação da Sejusp, a operação teve a participação de todas as forças de segurança: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), contando também com o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
As áreas de interesse operacional, suscetíveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, concentraram-se em rodovias federais e estaduais, além de casas noturnas, bares, estabelecimentos de hospedagem e outros locais definidos pelos órgãos envolvidos.