Destaques Geral

Secretaria realiza projeto Casarão em Bom Jesus da Penha

27 de novembro de 2024

Entre as atividades que serão realizadas na biblioteca municipal estão peças teatrais, show, lançamentos e noite de autógrafos / Foto: Divulgação

Luisa Scandorilli

B. J. PENHA – A Secretaria de Cultura e Turismo de Bom Jesus da Penha promove, entre esta quinta-feira, 28, e domingo, 1º, atividades culturais do projeto Casarão, que reúne apresentações de orquestras, noite de autógrafos, peça teatral e shows. O evento acontece na Biblioteca Municipal Professor Donizete André Gomes e a expectativa é que cerca de 300 pessoas prestigiem as atividades.

Segundo a programação, nesta quinta-feira será feito o lançamento da segunda edição da revista ‘Cidadãos Ilustres e Bens Patrimoniais de Bom Jesus da Penha’. De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Liliana das Graças Tame Lima, a primeira edição da revista foi lançada em julho.

“O nosso objetivo é deixar registrado personalidades que já fizeram ou que ainda fazem a diferença no município”, afirma.

Na sexta-feira, quem se apresenta é a Orquestra de violeiros de Muzambinho e Guaxupé. Também terá apresentação da Fanfarra Mirim, além do show com Isadora Mendes e Alexandre Mendes.

No sábado, está prevista uma noite de autógrafos entre as crianças, com livros escritos por elas. A Peça Teatral ‘Auto de Natal’, com encenação dos pequenos, também marca é uma das atrações da noite, que é finalizada com o show de Valdomiro e Joãozinho Bachião.

“A Noite de Autógrafo já vem acontecendo desde 2019 com alunos das Escolas do Município ou pessoas da comunidade que têm interesse em divulgar seus livros”, afirma Liliana.

No Domingo, último dia das atividades, acontece a apresentação de duas peças teatrais do Grupo Brincando no Palco: ‘O Enterro’ e ‘Rotina’, além das apresentações de danças do grupo Viver a Vida e dos alunos do projeto, e show de Reinando e Maguinel finalizam o evento.

“As apresentações teatrais estão sendo executadas através da Lei Aldir Blanc, temos no município o grupo Brincando no Palco que apresenta peças pequenas, mas muito interessantes como Auto de Natal, Auto da compadecida, A fábrica Paixão de Cristo e outros. Neste evento vamos apreciar a peça o Enterro e Rotina”, disse a secretária.

Para Liliana, as atividades são importantes para cultivar a cultura numa sociedade e despertar o gosto pela dança, pela música, teatro, principalmente nas crianças, o prazer pela leitura e escrita para um futuro mais consciente com capacidade de discernimento.

“A expectativa é que cada ano aumente o número alunos e de pessoas participando dos projetos e que no futuro tenhamos cada vez leitores, escritores na comunidade”, disse.