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Secretaria de Educação reforça ações pedagógicas e plano de aprendizagem

13 de janeiro de 2024

Com o projeto Busca Ativa, cerca de 186 mil estudantes infrequentes retornaram às salas de aula; Plano de Recomposição das Aprendizagens também foi um dos destaques das ações adotadas via SEE/MG./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) trabalhou para minimizar a perda das aprendizagens intensificadas com o período da pandemia, bem como para desenvolver os aspectos sócio emocionais dos profissionais e estudantes da rede, além do fortalecimento da segurança do espaço escolar enquanto local de sintoma e ressonância de questões sociais.

A superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade, destacou ações inovadoras implementadas no último ano, como o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que orientou as escolas na recomposição e consolidação das habilidades não oferecidas durante a pandemia; o Agrupamento Temporário Intermitente, que trabalha habilidades específicas de Matemática e Língua Portuguesa, identificadas com defasagem após avaliação; e o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, que busca reduzir as taxas de abandono e evasão escolares.

“Pensando no nosso compromisso de assegurar acesso, permanência e, sobretudo, aprendizado dos nossos estudantes, ao longo de 2023 muitas foram as ações desenvolvidas que se preocuparam em recompor, especialmente, as perdas de aprendizagens ocasionadas pelo período da pandemia. Todas essas ações se configuram enquanto intervenções pedagógicas essenciais para melhoria da qualidade de aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar

No início de 2023, o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar foi elaborado e divulgado, fornecendo um conjunto de ações para reduzir as taxas de abandono e evasão escolar. Composto por três frentes – Busca Ativa (ações com o objetivo de regularizar a frequência do estudante), Diário Escolar Digital (seu preenchimento pelos professores e especialistas é essencial para a identificação dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar) e Intervenção Pedagógica (ações com intuito de regularizar o aproveitamento do estudante) -, o plano abrange desde a prevenção da infrequência até medidas para recuperar o aprendizado perdido durante esse período.

De acordo com dados coletados no sistema Monitora Busca Ativa, implementado na segunda onda do programa em 2023, considera-se que no 1º bimestre retornaram 71.603 (68,7% do público-alvo) e no 2º bimestre retornaram 114.329 (75,22%) estudantes infrequentes.

Plano de Recomposição das Aprendizagens

O Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), implementado em 2023, tem como objetivo reduzir gradativamente as possíveis perdas de aprendizagem e recompor as habilidades necessárias para que os estudantes prossigam em suas jornadas acadêmicas sem lacunas, garantindo assim o direito à aprendizagem.

Segundo a SEE/MG, por meio da formação de Núcleos de Gestão Pedagógicos central e regional, as escolas foram orientadas quanto à recomposição e consolidação das habilidades não oferecidas durante a pandemia, sendo disponibilizado para todas as 3.427 escolas estaduais mineiras, sendo 379 instituições monitoradas sistematicamente, com visitas semanais para acompanhar a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

Prêmio Escola Transformação

Segundo a pasta, o “Prêmio Escola Transformação” tem proporcionado experiências significativas, imersões culturais e aprendizado diversificado aos estudantes das escolas premiadas. Em 2023, foram concedidos 1.029 prêmios a 899 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, totalizando um investimento superior a R$ 45 milhões.

De acordo com a secretaria, a iniciativa tem por finalidade destacar publicamente práticas e experiências bem-sucedidas nas escolas estaduais, contribuindo para aprimorar a qualidade do ensino. A premiação é destinada às instituições que se destacaram positivamente em participação, desempenho e fluxo escolar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio.

Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem

Para subsidiar as ações de fortalecimento das aprendizagens (Plano de Recomposição das Aprendizagens, Reforço Escolar e Agrupamento Temporário Intermitente), foram elaborados, a partir do Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa), Catálogos de Habilidades específicas que foram trabalhados em cada um desses contextos. Nesse sentido, o Mapa instrumentalizou a rede e possibilitou o acesso ao currículo de forma equitativa.

Segundo a secretaria, o Mapa foi elaborado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e é um percurso composto pelo Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso, Cadernos Mapa, o jornal Lupa, o Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

Visitas às Regionais de Ensino

Conforme menciona a SEE/MG, ao longo dos últimos dois anos, equipes da pasta, lideradas pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, visitaram as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Durante as viagens, o órgão central esteve reunido com aproximadamente 2,2 mil diretores escolares e visitou quase 60 escolas estaduais.

Segundo a secretaria, o objetivo era conversar, escutar, e estabelecer metas de melhorias para a rede estadual de ensino, considerando as particularidades de cada região. Para 2024, uma nova rodada de visitas está prevista, mas com um formato mais próximo, com a participação de professores e estudantes.