Destaques Saúde

Guaxupé limita testagens contra a covid

15 de janeiro de 2022

Foto: Arquivo FM.

A Prefeitura Municipal de Guaxupé, por meio da Secretaria de Saúde divulgou no fim da tarde desta sexta-feira, 14, um comunicado sobre as novas diretrizes para realização de testes de covid-19. As mudanças começam a valer a partir deste sábado, 15.

Segundo o comunicado, devido o aumento da procura por testes de covid-19 e também devido a falta deste item nas distribuidoras e fornecedores, agora a testagem será realizada prioritariamente em pacientes oncológicos, pacientes que estejam realizando hemodiálise, gestantes e idosos (60 anos) com comorbidades.

Ainda conforme a administração, os testes disponíveis no momento são suficientes apenas para este grupo quando houver presença de sintomas e o município aguarda a chegada de novos testes, que tem previsão na próxima semana, provenientes da Secretaria de Saúde do Estado e compra própria.

Para os pacientes que não se enquadram nestes grupos, que apresentarem sintomas de síndrome gripal, serão avaliados em uma das Unidades Sentinelas e de acordo com a conduta médica, terá o teste realizado, ou não. Por fim, para as pessoas que apresentarem sintomas leves, devem ficar em isolamento domiciliar.