Agronegócio Destaques

São Roque espera atingir 100 inseminações pelo Mais Genética

19 de setembro de 2023

Yngrid Horrana

S. R. MINAS – A Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de São Roque de Minas prevê a inseminação de 100 animais pelo programa “Mais Genética”, desenvolvido em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Os procedimentos começaram a ser realizados no último fim de semana no município, com o objetivo de aumentar a produção, melhorar a qualidade genética de reprodutores e para evitar possíveis doenças de rebanho.

De acordo com o diretor de Agricultura da prefeitura, Marcos dos Reis Silva, a expectativa é inseminar 100 animais das raças holandeza, gir, girolando e nelore até dezembro deste ano. Nos primeiros dias do programa, 15 e 16 de setembro, foram realizados sete procedimentos.

Segundo Silva, a administração foi contemplada com 297 doses de sêmen, no valor de R$ 6.919,30. Ele afirma que, inicialmente, a prefeitura deve investir cerca de R$ 1,5 mil para arcar com as despesas do inseminador, nitrogênio, combustível e demais itens utilizados no procedimento.

Com foco no produtor rural, Silva disse que o “Mais Genética” também deve impactar a economia de São Roque de Minas. “Por meio da alta genética oferecida pelo programa, podemos aumentar a qualidade do nosso rebanho. Tanto a carne, quanto no leite, e, consequentemente, aumentando a renda do pecuarista”, afirma o diretor.

É importante notar que a inseminação artificial é uma técnica amplamente utilizada na pecuária e, quando realizada corretamente, seus benefícios geralmente superam os impactos negativos. No entanto, é fundamental que ela seja conduzida por profissionais qualificados e em conformidade com práticas éticas e protocolos adequados”, disse Silva.

“Antes da inseminação, o próprio produtor é responsável por observar o cio e informar a hora ao inseminador, o qual vai se programar para realizar a inseminação artificial no horário certo”, disse o diretor.

Segundo ele, o produtor com animal apto a passar pelo procedimento deve apresentar à prefeitura o Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade (RG), nome da fazenda e endereço.