Destaques Geral

Hospitais de Paraíso utilizam pets em tratamento e campanhas de adoção

27 de abril de 2024

Cães são utilizados em projetos terapêuticos nos hospitais da cidade e são disponibilizados em feiras de adoção / Foto: Divulgação

S.S. PARAÍSO – A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso e o hospital Gedor Silveira realizam ações distintas com a utilização de cães. O projeto “Bichoterapia” é desenvolvido na Santa Casa com o objetivo de melhorar o tratamento de pacientes por meio do acompanhamento utilizando pets. No Gedor, o trabalho realizado em parceria com ONGs da cidade atua no processo de promover cuidados e adoção responsável de cães junto à comunidade.

Desde 2022 ocorre o projeto envolvendo pacientes internados que recebem ajuda especial para a recuperação, com a ajuda de cães voluntários e que prestam um serviço terapêutico é realizado na Santa Casa. Popularmente conhecido como ‘bichoterapia’, o trabalho recebe o nome técnico de ‘Terapia Assistida por Animais’ (TAA).

A proposta consiste na utilização de cães, a princípio eram oito animais, que são usados em escala de revezamento. Os pets que integram o projeto são selecionados e entre os critérios de aprovação devem ser ‘apaixonados por pessoas’. Além disso devem ser dóceis, estarem vacinados e a partir de um ano de idade, detentores de documentação são recrutados para o acompanhamento e convivência com os pacientes durante algum período da hospitalização dos pacientes.

A terapia ajuda a promover o bem-estar físico e emocional dos pacientes auxiliando no tratamento de diversas situações. A proposta foi idealizada através do médico Rodrigo Russo, então, supervisor da clínica médica do hospital e da também médica Carina Elói de Castro Ribeiro da Silveira, que apaixonada pelos animais uniram os ideais no desenvolvimento do projeto. A iniciativa ganhou apoio de outros profissionais que se juntaram formando uma equipe composta por psicólogo, veterinário, adestrador entre outros.

O grupo buscou apoio no projeto Cão Carinho, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP). O know how utilizado em parceria fez com que a terapia com os pets ganhasse espaço em Paraíso, graças a dedicação dos envolvidos. Estudos científicos confirmam que o uso dos cães e até outros animais ajudam na liberação de hormônios benéficos à saúde, produção de analgésico natural e melhorias de outras situações clínicas, que ajudam a reduzir o estresse e consequentemente, na melhoria das condições das pessoas atendidas.

A prática de utilizar animais como parte do tratamento de adultos e crianças vem de longa data. Ela existe e envolvia pacientes da área psiquiátrica recebiam o atendimento como forma de otimizar os resultados das terapias existentes. Conforme especialistas os cães proporcionam amor incondicional e conforto, ajudando no aumento da capacidade motora, diminuição dos sintomas da depressão, redução da ansiedade e da pressão sanguínea. Estudos apontam que a relação entre as pessoas e o animal produzem melhores resultados nos aspectos físicos, psicológicos e sociais.

Adoção no Gedor

Outro trabalho envolvendo pets em São Sebastião do Paraíso é realizado no Hospital Gedor Silveira, há cinco anos. A iniciativa consiste em um projeto desenvolvido em parceria com Ong’s da cidade, voltado a promover a adoção de cães. Atualmente são 18 animais que podem ser conhecidos na sede da instituição e que estão à espera de um lar.

O início deste trabalho ocorreu em 2.019 através de uma ação social realizada pelo hospital que chegou a criar um canil para abrigar alguns animais que foram recebidos por alguns funcionários da instituição.  No Gedor Silveira, também houve iniciação com tratamento terapêutico de pacientes com utilização de pets. Os cães acolhidos passam por processo de seleção quanto a serem utilizados no contato com pacientes e há os que são destinados para a adoção.

Para conhecer os animais é necessário o agendamento da visita através do telefone do hospital 35 3539-2300. São cães dóceis, brincalhões e que estão castrados, vacinados e vermifugados. Periodicamente em parceria com a Vigilância Sanitária e entidades que cuidam de animais, o hospital participa de feiras de adoção que são realizadas na cidade. A equipe do Gedor Silveira não realiza resgate de animais de ruas e reforça que abandono e maus tratos contra animais são crimes previstos em lei e que devem ser denunciados através do telefone 190.