Leonardo Pedro
PASSOS – Após empatar sem gols com o Palmeiras e vencer a Portuguesa por 4 x 1, o Tricolor enfrenta o 3º clássico seguido neste Campeonato Paulista. O adversário da vez é o Corinthians, que não vence no Morumbi, palco do jogo de hoje, às 18h30, desde 2017. Neste período, foram realizadas 11 partidas na casa são-paulina, com sete vitórias do mandante e quatro empates.
A última vez que o Alvinegro do Parque São Jorge superou o rival, fora de casa, foi no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista de 2017. Na ocasião, a partida encerrou com o placar de 2 x 0, gols de Jô e Rodriguinho. Na final, o Timão sagrou-se campeão sobre a Ponte Preta.
Somando os jogos como mandante, o Corinthians não vence o São Paulo desde 2020, quando superou o rival por 1 x 0, na Neo Química Arena, pela 27ª do Campeonato Brasileiro daquele ano. Desde então, empatou pelo Paulistão e Brasileirão de 2021, ambos em Itaquera, sofreu três derrotas seguidas no Morumbi, entre 2020 e 2021, e empatou os dois jogos do Campeonato Brasileiro de 2022.
Mesmo com o péssimo retrospecto das últimas três temporadas, a diferença no número de vitórias no Majestoso ainda é muito favorável ao Timão. Somando apenas duelos em competições oficiais, são 308 encontros, com 111 vitórias corintianas, 94 são-paulinas e 103 empates. Considerando apenas os jogos realizados no Morumbi, o Gavião também leva vantagem: 50 vitórias contra 43, em 153 enfrentamentos.
Para o clássico desta noite, o Tricolor de Rogério Ceni deve ser escalado com: Rafael, Orejuela, Alan Franco, Arboleda e Welington; Méndez, Rodrigo Nestor e Luciano; Wellington Rato, David e Calleri. Já o Alvinegro de Fernando Lázaro atua com: Cássio, Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz, Renato Augusto e Adson; Yuri Alberto e Róger Guedes.