1 de agosto de 2023
Grupo Tá na Cena - Atriz Vânia Sagio. Foto: Divulgação.
S. J. BARRA – Entre os dias 12 e 20 deste mês, acontece a 3ª edição da Mostra Tunin de Teatro de Rua, que promete um colorido especial em São José da Barra. A cidade recebe o evento teatral que vem desde 2021 contribuindo com o cenário cultural e turístico local, promovendo diversão e arte a moradores e visitantes.
Segundo a Prefeitura de São José da Barra, a ação, idealizada pela produtora cultural Sabrina Moura, foi abraçada pela Associação dos Moradores da Cachoeira da Lage (AMCL) e conta com parceria da administração do município, Câmara, Secretaria de Educação e Cultura e com o apoio dos moradores e dos comerciantes locais.
Tendo em seu cerne a descentralização cultural, o circuito leva teatro aos moradores dos pequenos bairros afastados do centro, democratizando o acesso à cultura. “Além de promover a descentralização, a Mostra visa fomentar e valorizar as produções teatrais que têm a cultura popular brasileira e artes literárias como fonte da criação estética”, explica Sabrina Moura, coordenadora-geral e responsável pela curadoria artística.
A programação está recheada de palhaçaria, teatro de mamulengo, contação de histórias, cirandas e mineiridades trazidas por grupos de Minas Gerais e de outras cidades brasileiras. A pedido do público, o Grupo paulista Rosa dos Ventos, que esteve presente na 2ª edição, participa da abertura do evento, dia 12 de agosto, às 10h, na Feira do Produtor Rural, com a peça “FuzuruFafá BafafáZuru”, uma trama que resgata cenas e números do circo popular brasileiro. Na tarde do mesmo sábado, o teatro será no bairro Shangrilá com a encantadora peça “O Papel Roxo da Maçã”, do Yepocá Cia de Teatro.
No domingo, o grupo Grifo Teatro apresentará “Chuva de Poemas”, pelas ruas e Mirante de Furnas. A intervenção cênica inspirada nos realejos medievais tem como objetivo despertar o interesse literário no público. Para finalizar o primeiro fim de semana da Mostra Tunin, o grupo Rosa dos Ventos apresentará “Hoje tem espetáculo”, no bairro da Cachoeira da Lage na tarde do domingo.
Durante a semana, entre os dias 15 e 17 de agosto, A Mostra e o Projeto Leitura Feliz levam teatro de bonecos, contação de histórias e oficinas teatrais e literárias para as escolas do Município de São José da Barra. A Yepocá Cia de Teatro encenará “O Papel Roxo da Maçã”, a história de Rosa, uma menina curiosa, que um dia descobre, junto com seu amigo João, que as palavras são encantadas. Bruno Godinho, ator do grupo, ministrará oficinas de teatro e contação de histórias com ênfase na improvisação, musicalização e dinâmicas com foco na interpretação e jogo do palhaço.
S. J. BARRA – O Projeto Leitura Feliz foi idealizado pela presidência da AMCL e realizado com recurso oriundo da verba proveniente da aplicação de penas de prestação pecuniária – Edital 003/22 do TJMG – Comarca de Alpinópolis.
A primeira mostra foi realizada durante a pandemia de covid-19, com recursos da Lei Aldir Blanc. “Muito bom ver que este ano será possível levar teatro também para as escolas”, afirma Adriano Justino, presidente da associação.
Seguindo a programação da Mostra nas escolas estaduais, no dia 17, a atriz Vânia Sagio, do Grupo Tá na Cena, conta uma belíssima história sobre coragem e resgate da intuição com a peça “A Boneca”, baseada no conto “A Vasalisa” de Clarice Pincola
O último fim de semana da Mostra começa animado com apresentação de teatro de mamulengo e muita cultura mineira. O grupo Mamulengo Flor do Cafezal, com Vitor Ribeiro e o músico Tom Brasil, apresenta a divertida peça “O Sumiço do Presépio”, no dia 18, na praça da Cachoeira da Lage, e o grupo Mamulengo da Folia apresenta “Resenha de Mamulengo”, um divertido espetáculo tradicional de bonecos, na Feira do Produtor Rural, às 10h de sábado, 19.
Para finalizar a Mostra, o Grupo Carroça Teatral traz emoção com a peça Ciranda Sertaneja, uma história de amor entre os personagens Coco Verde e Melancia, jovens apaixonados que encontram na ciranda amorosa forças para enfrentar os desafios impostos pelo Coronel, pai da moça. As apresentações da Ciranda Sertaneja serão no bairro de Bom Jesus dos Campos, sábado, 19/, às 19h, e no domingo, 20, às 10h, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Antes da peça, o grupo vai fazer um cortejo musical pela praça com muita música popular mineira.
Em 2023, serão oito grupos participantes, com 22 atrações de categoria livre, sendo 16 espetáculos teatrais e quatro oficinas. Haverá também apresentação de capoeira com o grupo do bairro Bom Jesus dos Campos, Nosso Senhor do Bonfim e uma imperdível roda de conversa com o Prof. Dr. André Carrico sobre o teatro popular de bonecos. Todas as ações são oferecidas gratuitamente.
Essa 3ª edição consolida a Mostra Tunin de Teatro de Rua como uma expressão necessária ao calendário cultural de São José da Barra, chamando atenção do cenário cultural do estado.
“A Mostra Tunin de Teatro de Rua teve início da pandemia e foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc. Hoje, através da Associação dos Moradores da Cachoeira da Lage, estamos realizando este evento cultural com a importante parceria da Prefeitura Municipal e apoio local. Ver a Mostra florescer é o início da realização de um grande sonho”, conta Sabrina Moura.
Na produção, além da coordenação geral de Sabrina Moura os trabalhos estão sendo empenhados com a comunicação e artes gráficas de André Corsi, fotos e vídeos de Eloá Souza e Tassio Lopes, assistência de produção de Cristina Patrocínio, Adriano Justino, presidente da Associação dos Moradores da Cachoeira da Lage.
Para programação completa da 3ª edição da Mostra Tunin de Teatro de Rua, acesse Facebook e Instagram @mostratunin.