Destaques Meio Ambiente

Registros de incêndio caem 68,7% na região de Paraíso

23 de agosto de 2023

Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

S. S. PARAÍSO – O número de registros de incêndio caiu 68,79% neste ano na região de Paraíso. Segundo informações do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de São Sebastião do Paraíso, foram 93 ocorrências entre janeiro e agosto de 2023. No ano passado, a corporação registrou 298 incêndios. Em 2021, foram 351 e, em 2020, o Corpo de Bombeiros teve 368 casos.

Segundo o sargento Giovani Duarte, chefe da assessoria de comunicação organizacional do 2º Pelotão, a queda no número de notificações é consequência da operação “Alerta Verde”, realizada pelo 2º Pelotão desde 2021.

Na última semana, os bombeiros deram início à segunda fase do programa e as ações têm sido intensificadas desde o início deste ano. O principal objetivo da operação é prevenir queimadas, incêndios e outros crimes ambientais durante o período de seca.

“Infelizmente, a ação humana ainda é uma das principais causas para a ocorrência das queimadas, com a intenção de provocar o incêndio ou mesmo por falta de conhecimento, no caso de limpeza de terreno ou queima de lixo ou entulho”, diz o sargento.

De acordo com o militar, o foco da operação são áreas dos municípios de São Sebastião do Paraíso, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Jacuí e Monte Santo de Minas, que contam com lotes vazios, espaço arborizado e terrenos com acúmulo de lixo e entulho. Em locais onde são detectadas irregularidades, a equipe dos Bombeiros envia um Boletim de Ocorrência (B.O) para a prefeitura do município e as pessoas responsáveis pelo local são orientadas para a realização da limpeza do local.

“Contamos com a conscientização da população para a diminuição dos focos de incêndio na região. Preventivamente, aos proprietários dos terrenos, manterem os lotes vagos limpos e capinados, sem a presença de lixo e entulho e pneus velhos, ajudando, assim, também a combater doenças, como a dengue e a presença de animais peçonhentos”, alerta.

Campanha de conscientização

Conforme o sargento Duarte, as atividades de combate aos incêndios na região também são fomentadas pelas escolas e por atividades realizadas pelo próprio Corpo de Bombeiros por meio de palestras, blitze e distribuição de material informativo.

“Contamos com a campanha de conscientização, prevenção e combate aos incêndios, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e em parceria da Polícia Militar Ambiental, Copasa, Senar, Sedeagro, Emater, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e apoiadores”, afirma.