Informes

INFORMES

6 de maio de 2024

COMÉRCIO DO VESTUÁRIO / Foto: Reprodução

Secretário

Apesar de ter sido convocado para a reunião da Câmara de Carmo do Rio Claro, , o secretário de obras da prefeitura, Thiago Cândido, não compareceu. Ele encaminhou um ofício informando a impossibilidade de participação devido a outro compromisso agendado anteriormente.

De novo

Diante da ausência, o vereador João dos Reis Vilela (João do Tiãozão) refez a convocação para que o secretário compareça na sessão de segunda-feira (06).

Estradas

O vereador solicita explicações sobre as más condições das estradas e sobre os comentários feitos pelo secretário em uma reportagem contra os vereadores da localidade. João espera que o servidor já apresente resultados de trabalhos feitos, visto que quase 15 dias terão sido percorridos desde a primeira convocação.

Infração

Se não atender a convocações feitas pela Câmara sem motivo justo é considerado infração político-administrativa e pode ocasionar em cassação de mandato do chefe do executivo, conforme o Art. 4º do Decreto de Lei 201/67.

Emendas

Ainda da Câmara carmelitana, assunto que foi debatido na semana que passou foi sobre emendas impositivas –  um instrumento legal em que os vereadores indicam parte do orçamento do município para obras, serviços ou entidades.

Explicações

O vereador Wilber Moura fez um requerimento para entender quando o prefeito pretende pagar as emendas impositivas e já alertando: a emenda impositiva não deve ser alocada junto com a subvenção, porque a emenda é um recurso orçamentário extra.

Ranking

No mês de abril cerca de 36,35 milhões de empresas estavam ativas em todo o Brasil. Minas Gerais é o segundo estado com maior concentração de negócios em atividade, respondendo por 10,4% das companhias em operação no País. Os dados são de um levantamento realizado pela plataforma BigDataCorp.

Ranking

De acordo com a pesquisa, São Paulo lidera o ranking, com 30,9% das empresas brasileiras em funcionamento. Outros destaques foram Rio de Janeiro (8,4%), que foi ultrapassado por Minas Gerais neste mês, Paraná (7,1%) e Rio Grande do Sul (6,5%).

Matrizes

Ainda conforme o levantamento, a maioria (94,5%) das empresas ativas no Brasil são matrizes. Apenas 5,5% são filiais. Dentre aquelas que possuem filiais, 69,39% contam com apenas uma; outros 25,19% possuem entre duas e cinco filiais. Somente 3,21% concentram entre seis e dez filiais e apenas 2,22% possuem mais de dez operações desse modelo.

Pequenas

As Micro Empresas (ME) representam 77,9% do mercado, sendo a maioria caracterizada como microempreendedores Individuais (MEIs), que somam 75,62% do total. Com exceção das MEIs, a maioria dos negócios possui dois sócios. Tudo isso, segundo a pesquisa, demonstra a importância dos pequenos empreendedores para a economia nacional.

Atividades

Pelo levantamento, as duas principais atividades das empresas brasileiras são o comércio varejista de artigos do vestuário (7,73% – foto) e depois o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4,66%)