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Região pode enfrentar falta de óleo diesel, aponta Setcemg

10 de agosto de 2023

NA SEDE DA CTRP JÁ TEM DIFICULDADE PARA FECHAR PEDIDOS./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – Consumidores podem enfrentar escassez de óleo diesel em postos de combustíveis da região. Em algumas cidades de Minas, o produto já está em falta e, segundo informações do Sindicato das Empresa de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), com a alta na cotação do barril de petróleo e o fim da política de Paridade de Preços de Importação (PPI) pela Petrobras, as empresas têm enfrentado dificuldades no fechamento de contratos de compra do diesel, com restrições no fornecimento por parte de distribuidoras.

Já começou a faltar diesel. Está tendo uma restrição pesada e ninguém consegue atender com totalidade os seus parceiros. A Shell não consegue atender todos os clientes dela, a Ipiranga também não. Então, já há uma redução na quantidade solicitada”, afirma Juliana Martins, a diretora do Setcemg. Segundo ela, o problema atinge principalmente o óleo S10 e a escassez pode atingir mercados do interior de Minas e os chamados postos de marca própria.

A Petrobras, que atende cerca de 80% do mercado de refino, informa que não há risco de desabastecimento.

O gerente Administrativo da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos (CTRP), Geraldo Justino, afirmou nesta quinta-feira, 10, que não conseguiu fechar a compra de 30 mil litros de uma distribuidora em Ribeirão Preto (SP). “O sistema online não permitiu fechar o pedido, mas sem explicações. Tive que alterar para amanhã e espero que dê certo e o nosso caminhão saia de Passos de madrugada. É incerto também se virá a carga total, porque estão restringindo a quantidade”, disse.

De acordo com Justino, há dois tipos de óleo diesel disponíveis nas bombas, e os produtos podem faltar nos próximos dias. ”Até hoje (ontem) observei que a situação pode piorar até o início da próxima semana, porque muitas empresas já estão com os estoques bem abaixo da normalidade, tanto o produto S10, quanto o S500. Pelo que sabemos, a Petrobras não deseja elevar o preço ao consumidor de acordo com a política proposta pelo governo federal, por isso está vendendo menos às distribuidoras”, afirma.

O diretor da CAF Transportes, que opera o transporte público de passageiros em Passos, Cleber Alves Ferreira, disse que a empresa também enfrenta problemas. “Aí na cidade estou tranquilo e, por hora, não há prenúncio de desabastecimento, mas pelos lados de Belo Horizonte é um cenário de vir a faltar o produto e pode chegar no Sudoeste mineiro”, disse.

Segundo Ferreira, como a estatal brasileira está comercializando o produto mais em conta, a demanda aumentou. “Ela não tem como fornecer a quantidade dos dias anteriores, e para não subir o preço até chegar na população, o jeito é reduzir o volume do óleo vendido, principalmente às distribuidoras que não são clientes dela”, afirma.

Em agosto, a Petrobras atendeu pedidos de fornecimento de diesel feitos pelas distribuidoras e as solicitações para setembro estão sendo negociadas no momento, afirmou o diretor  de  Logística,  Comercialização  e Mercados da companhia, Claudio  Schlosser, durante evento no Rio de Janeiro.

Em entrevista a jornalistas, ele disse que não há risco de desabastecimento, uma vez que a companhia tem produzido volumes elevados. Disse ainda que as importações do combustível pela Petrobras estão em níveis parecidos com os registrados anteriormente. “Temos feito o atendimento (dos clientes), os pedidos de agosto foram realizados e os de setembro estão sendo negociados e discutidos”, comentou.

Segundo ele, a maior volatilidade de preços internacionais do petróleo e combustíveis é absorvível dentro da nova estratégia comercial da Petrobras, que evita repasses imediatos das altas e baixas.

Na última terça-feira, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) fez um alerta sobre o risco de falta no fornecimento de diesel. O aviso é, especialmente, para postos de marca própria e do interior do estado.

De acordo com relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), publicado na última terça-feira, a defasagem do diesel entre o preço praticado no Brasil e o mercado externo é de 22%. No caso da gasolina, a defasagem é de 19%.