Destaques Política

PV e PT escolhem Alex Rossetti e Alipinho para a eleição em Paraíso

1 de agosto de 2024

Ambos os nomes vão estrear na política paraisense e esperam frente de oposição na disputa da prefeitura paraisense / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – O empresário Alex Rossetti (PV) e o educador Alípio Mumic Filho (PT) devem disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, em São Sebastião do Paraíso.

Os dois foram escolhidos em convenção realizada na noite de terça-feira, 30, após disputa interna dentro da federação composta pelos dois partidos e a expectativa é chegar a um consenso para o registro das candidaturas nos próximos dias.

A dupla espera compor uma frente partidária com com lideranças no município numa tentativa de fazer oposição aos candidatos da atual administração.

A escolha de Alex e Alipinho ocorreu em clima tenso principalmente entre uma ala de petistas que não concorda com a indicação do nome para a disputa do pleito. Há pelo menos três meses o sindicalista Rildo Domingos havia se lançado pré-candidato a prefeito pelo PT. Em seguida Alex Rossetti também se apresentou como candidato pelo PV. A situação gerou um imbróglio entre os partidários de ambas as siglas.

PV e PT fazem parte da federação que tem ainda a participação do PCdoB, situação que abrange todo o território nacional. A disputa entre Alex e Rildo foi levada à esfera estadual, que não se posicionou.

Em seguida o assunto passou para a esfera nacional, mas a definição se deu mesmo com a desistência do PT em apresentar nomes para a disputa majoritária. No entanto, em entendimento com Rossetti, o petista Alipinho acabou lançando seu nome para compor chapa formando união entre os dois partidos e causando racha no PT.

Juntos, os integrantes da dupla vão formar a coligação Experiência com Inovação, que terá ainda a participação do PCdoB. Alex e Alípio estão em conversas com integrantes de outros partidos no sentido de se formar uma ampla frente de oposição contra a atual administração. Cogita-se que a aliança deva reunir tradicionais opositores entre si, como o ex-deputado e prefeito Rêmolo Aloise (Avante) e os ex-prefeitos Mauro Zanin e Walker Américo Oliveira, ambos filiados ao (União Brasil) juntamente com o vereador Sérgio Aparecido Gomes que também pertence ao mesmo partido.

O grupo tem cerca de 48 nomes que deverão disputar vaga na Câmara dos Vereadores. A coligação tem até o próximo dia 15 de agosto para fazer o registro dos candidatos escolhidos na Justiça Eleitoral. O início oficial da campanha está previsto para ocorrer em 16 de agosto.

Alex Rossetti, 33, é natural de Sertãozinho (SP) e há vários anos está radicado em Paraíso, sendo empresário atuante na área de informática. Atuou como assessor de gabinete por três mandatos no interior paulista e participou de movimentos estudantis e pela primeira vez pretende concorrer a um mandato eletivo. Ele aposta na renovação política como forma de conquistar votos do eleitorado paraisense em 6 de outubro.

Alipinho, é filho do ex-prefeito Alípio Mumic, que governou Paraíso por duas vezes. O primeiro mandato chamado foi entre os anos de 1967-1971 e o segundo entre 1973-1977. Alipinho concorre na política pela primeira vez. Ele é servidor público estadual aposentado, foi professor e também diretor na E.E. Benedito Ferreira Calafiori e também esteve à frente da Superintendência Regional de Ensino.