Previdência

Previdência

1 de agosto de 2023

Restituição IR 2023

Os contribuintes que declararam o Imposto de Renda e fizeram o pagamento de impostos excedentes poderão ter o direito a receber os lotes de rescisão que já começaram a ser liberados no mês de maio para os brasileiros. A ordem de pagamentos ocorre conforme a data de envio de declaração e do grupo que se enquadram, pois existem aquelas pessoas que são prioritárias de acordo com a lei, como as pessoas com doenças graves; pessoas com deficiência; professores; e contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix no ano de 2023. No mês de julho, o pagamento é do terceiro lote e inicia esta semana.

Consulta

Desde o dia 24 de julho, a Receita Federal liberou a consulta do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda para quem enviou as suas declarações no ano anterior e tem algum valor para receber de volta.

Lotes

Os pagamentos começaram com o primeiro lote para os contribuintes no dia 31 de maio e beneficiaram 4,1 milhões de pessoas. Já o segundo teve liberação no dia 30 de junho e beneficiou 5,1 milhões de brasileiros. O valor pago é sempre corrigido de acordo com a taxa Selic.

Consulta

Você pode fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda de forma on-line, através do portal E-Cac. Entre no E-Cac com gov.br; na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”; depois, digite a senha e vá em “Entrar”; Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Pelo site

A consulta também pode ser feita pelo site do Meu Imposto de Renda, da seguinte forma: acesse o site Meu Imposto de Renda; na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”; para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. O pagamento do terceiro lote será feito no dia 31 de julho e entra na conta registra a durante a declaração encaminhada à Receita Federal, por depósito ou PIX, para quem optou por isso. Os próximos pagamentos são: 3º lote de restituição – 31 de julho; 4º lote de restituição – 31 de agosto; 5º lote de restituição – 29 de setembro.
Portanto, faça a consulta em algum desses canais da Receita Federal e confira se você tem algum valor para receber de devolução. Lembrando que os gastos com saúde, educação, previdência e pensão alimentícia também são dedutíveis, ou seja, você tem mais chances de receber uma restituição.