Destaques Educação

Prefeitura de Passos conclui restauro na Escola Francina de Andrade

20 de dezembro de 2023

Foto: Arquivo FM.

PASSOS – A Prefeitura de Passos inaugurou, na última terça-feira, 19, a obra do restauro realizado na Escola Municipal Professora Francina de Andrade – Dona França, que completou 114 anos no dia 26 de agosto deste ano. A instituição foi fundada em 1909 com o nome de Escola de Ensino Primário de Passos – Grupo Wenceslau Braz. A homenagem à Dona França, que foi professora e diretora no local, ocorreu em abril de 1997.

Segundo informações da prefeitura, a obra de restauro custou R$ 2,65 milhões e foi executada pela empresa BHZ Construtora, entre janeiro e dezembro. Em 2021, a escola foi interditada e os cerca de 800 alunos foram abrigados em outras instituições de ensino. A escola também enfrentou um imbróglio em relação à aprovação do projeto de restauro, o que teria atrasado a obra.

“Muitos duvidaram. Duvidar pode, só não pode desacreditar. Chama atenção aqui é com relação à acessibilidade, foram instalados três elevadores, uma área coberta que vai possibilitar aos alunos fazerem atividades físicas na área aberta. Hoje, o trabalho dos pais é trazer o estudante na porta da escola. Não terão qualquer custo com uniforme, material escolar, tênis. E esta obra ficou muito bem-feita”, disse o prefeito de Passos, Diego Oliveira, durante a inauguração.

De acordo com informações da prefeitura, a diretora da escola, Meiry Angela da Costa Silva, relembrou, durante a cerimônia, que a instituição foi fechada, inicialmente, em função da pandemia e, posteriormente, por uma interdição, período em que os alunos foram realocados.

Triunfamos. Finalmente retornando à escola, criamos um marco e damos início a um novo capítulo. Não só na história da nossa instituição, bem como para toda a cidade de Passos. Temos a possibilidade de reunir nossos pequenos, nossa equipe e permanecer tocando tantas vidas na escola Francina de Andrade”, disse.

Segundo a prefeitura, a obra restauro abrangeu os projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, sistema de proteção contra raio, de cabeamento estruturado, de prevenção e combate a incêndio, de estrutura de concreto e de estrutura metálica.

No projeto foram contemplados a acessibilidade, restauro e reforma, construção de banheiros, cobertura do pátio, que era uma demanda da Associação dos Pais de Alunos da Escola Francina de Andrade, sala de informática, ampliação da cozinha, conforto visual e térmico de janelas da fachada e restauro do telhado.

Caminhada

No ano passado, durante o aniversário de 113 anos da escola Francina, que estava interditada, estudantes, pais e professores fizeram uma caminhada por ruas do centro da cidade.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Passos.