Prefeitura de Ibiraci recebe 130 inscrições em programa habitacional

Atualmente, o município de Ibiraci apresenta um déficit habitacional estimado em cerca de 800 moradias, o que evidencia uma demanda significativa por políticas públicas voltadas à habitação / Foto: Reprodução
Atualmente, o município de Ibiraci apresenta um déficit habitacional estimado em cerca de 800 moradias, o que evidencia uma demanda significativa por políticas públicas voltadas à habitação / Foto: Reprodução

Carlos Renato

 

IBIRACI – A Prefeitura de Ibiraci recebeu 130 inscrições para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no município, que prevê a construção de 74 casas populares, priorizando famílias em situação de maior vulnerabilidade social. O projeto será desenvolvido no Loteamento Hilton Lucas.

Segundo a secretária de Assistência social e Desenvolvimento Humano, Andreia da Silva Malta, os cadastros das famílias interessadas começaram em meados de abril, com primeira remessa de documentos enviada à Caixa na última quarta-feira, 28.

“O processo de análise das inscrições será conduzido de forma gradativa pela Caixa, conforme o envio completo da documentação pelos interessados. O banco responsável fará a avaliação individual de cada cadastro, com base nos critérios definidos pelo programa habitacional”, afirma.

“Após o encerramento do período de inscrições, todos os participantes serão devidamente comunicados quanto ao resultado da análise, incluindo a aprovação ou não do financiamento, de acordo com a situação específica de cada família”, informou.

De acordo com a secretária, o início das obras está estimado para ocorrer após o fechamento do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, com prazo previsto para conclusão em até 12 meses.

“Essas moradias serão edificadas em terrenos públicos doados pela prefeitura, o que viabiliza o financiamento sem onerar o orçamento municipal. Já as obras serão executadas por empresa selecionada via chamamento público, com o financiamento realizado diretamente entre o munícipe e a Caixa, ficando o imóvel alienado ao banco até a quitação total”, ressaltou.

Conforme a secretária, a implantação do projeto habitacional em Ibiraci representa um marco importante para o desenvolvimento social e urbano do município.

“A iniciativa visa não apenas reduzir o déficit habitacional local, mas também promover dignidade, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias que não possuem moradia própria. Além do impacto social, o projeto também impulsiona a economia local, gerando empregos temporários durante a fase de construção e movimentando setores como comércio, serviços e materiais de construção”, aponta a secretária.

“Outro ponto relevante é a valorização das áreas urbanas e a organização do crescimento da cidade, com moradias planejadas, infraestrutura adequada e acompanhamento técnico. Trata-se de um investimento essencial, tanto para o bem-estar das famílias beneficiadas, quanto para o progresso sustentável do município”, afirma Andrea.

Segundo informações da prefeitura, o município de Ibiraci apresenta um déficit habitacional estimado em cerca de 800 moradias, o que evidencia uma demanda significativa por políticas públicas voltadas à habitação de interesse social.

A prefeitura informa ainda que tem adotado medidas sobre o tema, com a implementação de parcerias com órgãos estaduais e federais para viabilizar recursos e ampliar o alcance das ações.

“A administração municipal reforça seu compromisso com a política de habitação e já estuda novas fases do projeto, com o objetivo de ampliar o número de beneficiados e atender, gradualmente, todas as famílias inscritas”, aponta a administração do município.

Últimas Notícias

Exclusivo

Tiro de Guerra de Passos realiza 1ª Corrida do Atirador neste domingo

Piracema começa em Minas Gerais e restringe pesca para proteger reprodução dos peixes nativos

Exclusivo

Radialistas apontam desafios para renovação de profissionais em Passos

Exclusivo

Prefeitura de Passos avança em obra contra enchentes, mas contenções de encostas ainda dependem de recursos

Exclusivo

Eleições – O espetáculo da democracia não pode admitir dúvidas

PASSOS Previsão do Tempo