8 de setembro de 2023
Foto: Divulgação.
Ézio Santos
CAPITÓLIO – O retorno da Gincana do Sete, depois de 22 anos, foi a principal atração para os moradores e turistas na tarde e noite de quinta-feira, Dia da Independência feriado, logo após o desfile cívico. Suspensa entre 2001 e 2022, a campeã desta 12ª edição foi a Equipe Bicho do Mato, seguida pela Equiperaça e Ekipecado, que reuniram mais de 1,2 mil pessoas entre coordenadores, participantes e torcida.
Para o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, foi emocionante ver a disputa pelo primeiro lugar, que começou com o torneio esportivo sagrando-se campeão a EkiPecado. “Juntaram-se participantes desde 1990 até 2000, pessoas que nunca tinham participado de uma gincana, e até capitolinos que residem em outras cidades ajudaram a resgatar a antiga tradição. Me animou muito, resgatar a gincana, ver tantas pessoas abraçando e participando. Nós iremos adicionar acontecimento no calendário anual de eventos da cidade a partir de 2024”, disse.
A etapa decisiva da gincana começou na tarde do feriado com 12 provas culturais, entre enigmas, danças, habilidades manuais e raciocínio lógico. A maioria das tarefas tinha personagens falecidos e ainda vivos do município. O enigma, obrigou os participantes a encontrarem QR Codes em determinados pontos da cidade, decifrar os que envolviam pessoas significativas, lugares e acontecimentos sobre Capitólio. Ao decifrar, eles encontravam o QR Code que abriu o enigma decisivo. No final, a Bicho do Mato totalizou 519 pontos, A Equiperaça conseguiu 508 e a Ekipecado, 500.
Como premiação, o Departamento de Esportes e Lazer, com o apoio de diversas secretarias da prefeitura, ofereceu troféus. As disputas esportivas ocorreram dias 4, 5 e 6 deste mês no Olímpico Clube, Orla Beatch, Praia Artificial Antônio Gonçalves Machado e Academia Esculpindo Corpos.
“Tivemos a gincana organizada em 30 dias, buscando fazer o resgate. Para o próximo ano vamos iniciar os preparativos com mais antecedência e diversas atrações. Após a pandemia vimos a necessidade de junção de pessoas novamente, investindo não somente na área tecnológica, desenvolvendo até mesmo o trabalho em grupo”, disse a diretora de Esporte, Valéria Soares da Silva.