Destaques Esporte

Polêmicas de arbitragem marcam 1ª rodada do Brasileiro

16 de abril de 2024

Rodada de abertura tem lances controversos em pelo menos três partidas / Foto: Reprodução

PASSOS – A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, disputada nesse fim de semana, 13 e 14, contou com diversas decisões polêmicas da arbitragem a respeito de pênaltis marcados e não-marcados, expulsões e não-expulsões em pelo menos três partidas.

 

Apesar de um início emocionante, com jogos disputados e média de 2,8 gols por partida. Os árbitros e o VAR roubaram a cena das partidas, tornando-se alvos de críticas por parte de jogadores, dirigentes e torcedores.

 

Atlético-GO e Flamengo protagonizaram o duelo mais polêmico da rodada, com reclamações de ambos os lados contra a arbitragem. O Atlético-GO questiona a marcação de um pênalti e a consequente expulsão de Maguinho após uma cotovelada em Bruno Henrique nos acréscimos.

 

Do lado carioca, as reclamações envolvem um pênalti assinalado contra após Léo Pereira trombar com Luiz Felipe dentro da área, e uma solada do meia Alejo Cruz no peito de Ayrton Lucas, punida pelo árbitro apenas com um amarelo.

 

A partida, que terminou empatada por 0 a 0 nesse domingo, 14, entre Corinthians e Atlético, também gerou bastante insatisfação, principalmente na torcida atleticana ao não expulsar o lateral Fagner, do Corinthians, após forte entrada com as travas da chuteira na coxa direita do meia Matías Zaracho. O árbitro de campo, Yuri Elino, optou por aplicar apenas o cartão amarelo.

 

Em São Januário, foi a vez do Grêmio manifestar insatisfação com a não marcação de um pênalti na derrota por 2 a 1 para o Vasco. O lance em questão envolveu um toque de bola no braço de Lucas Piton dentro da área ao final da primeira etapa. O árbitro Flávio Rodrigues, após ser solicitado para verificar o incidente no VAR, optou por manter sua decisão inicial, interpretando o toque como “acidental”.

 

A 2ª rodada do Brasileirão ocorre já nesta terça-feira, 16, com o jogo entre Bahia e Fluminense. O restante dos jogos acontece na quarta e quinta-feira.