Destaques Saúde

Piumhi usa drone na aplicação de larvicida contra Aedes aegypti

26 de março de 2024

Foto: Divulgação.

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi iniciou, na semana passada, a utilização de drone na aplicação de larvicida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Segundo a administração, nesta primeira etapa, o drone é usado para sobrevoar bairros da cidade e aplicar o larvicida BTI, conhecido por Bacillus thuringiensis.

Os bairros contemplados incluem São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Américo Arantes, residencial Dona Lica I e II, Lagoa de Trás e Nova Esperança, totalizando aproximadamente 142,8 hectares de área tratada. “Essa ação é fundamental para combater a proliferação do mosquito em sua fase larval, impedindo sua reprodução e, consequentemente, reduzindo os casos de doenças transmitidas pelo vetor”, informa a prefeitura.

Ainda de acordo com a administração, a aplicação do larvicida BTI é de importante para a saúde pública, pois visa eliminar os focos do mosquito antes que ele atinja a fase adulta. “Com a colaboração de todos, é possível reduzir significativamente os riscos de epidemias”, informa.

Segundo o coordenador de endemias Luiz Henrique Vieira Mota, é essencial que a população mantenha a atenção redobrada e adote medidas preventivas em suas residências. Manter quintais limpos, eliminar recipientes que acumulem água parada e seguir todos os protocolos necessários são atitudes fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

O coordenador pede a colaboração da população no combate ao Aedes aegypti. “Juntos, podemos fazer a diferença e proteger nossa comunidade contra as doenças transmitidas pelo mosquito”, afirma.

De acordo com a prefeitura, até o momento, Piumhi tem 5.295 casos notificados da doença e 3.229 confirmados.

Atualmente, a equipe de combate à dengue é composta por 26 agentes que visitam 20.697 imóveis, incluindo residências, comércios e terrenos baldios. Nos casos em que o imóvel está fechado, os agentes retornam posteriormente para tentar realizar a visitação.