Destaques Geral

Mortes por dengue sobem para 14 e casos prováveis se aproximam de 40 mil

4 de maio de 2024

Foto: Reprodução

PASSOS – O número de mortes por dengue confirmadas na região em 2024 subiu de 11 para 14 nesta sexta-feira, 3. Nos últimos cinco dias, os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos registraram 1.891 casos prováveis da doença e o número no ano já se aproxima de 40 mil.

Dados do Painel de Monitoramento da Vigilância Epidemiológica divulgados ontem mostram mais um óbito em Passos, o sexto no município neste ano; em Cássia, o terceiro; e em Piumhi, o segundo.

As outras mortes por dengue em 2024 ocorreram em Itamogi (uma) e Pimenta (duas). Com as confirmações desta sexta-feira, o número de óbitos em investigação por conta de suspeita da doença caiu de 43 para 42 no mesmo período.

Em relação aos dados do último boletim epidemiológico, divulgado no dia 29 de abril, também houve aumento no número de casos confirmados de dengue, com 1.302 registros. Até ontem, eram 18.066 confirmações da doença.

No mesmo período do ano passado, de acordo com boletim epidemiológico do dia 4 de maio de 2023, a região havia registrado 11 óbitos por dengue e 20.765 casos prováveis da doença. O ano passado foi o mais letal da doença com 38 mortes e 29.420 casos confirmados da doença. Este ano já é segundo mais letal da série histórica, de acordo com dados desde 2009.

Em Passos, já são 14.824 casos prováveis, sendo 6.002 deles confirmados. O município também tem três mortes em investigação com suspeita da doença.

                Chikungunya

Os números de casos prováveis e de confirmações de chikungunya também aumentaram na região. Já são 39 registros, com destaque para 19 São Sebastião do Paraíso (19), Passos (4), Monte Santo de Minas (3) e Capitólio, Fortaleza de Minas e Itamogi, que têm dois casos cada. Bom Jesus da Penha, Cássia, Delfinópolis, Doresópolis, Piumhi e São Tomás de Aquino têm um caso provável cada.

Os casos confirmados são em Monte Santo (duas) e Doresópolis, Itamogi, Passos e São Sebastião do Paraíso.

Zika

Neste ano, a região já registrou seis casos prováveis de dengue, cinco deles em Paraíso e um em Itaú de Minas.