Destaques Saúde

Piumhi realiza ação na feira livre no Dia Mundial da Saúde

9 de abril de 2024

Foto: Reprodução

PIUMHI – Na manhã do último domingo, 7, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi promoveu ação na feira livre para a população. Uma tenda foi montada para oferecer Práticas Integrativas, como Reiki e auriculoterapia, além de serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Uma equipe também esteve disponível para a aplicação de vacinas, e houve uma sessão de ginástica laboral com alongamentos. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, que proporcionou uma apresentação de dança com a professora Rosy Camargos. A Secretária de Saúde, Rosângela Terra, esteve presente juntamente com a equipe de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2024, o tema foi “Minha saúde, meu direito”, escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde teve como objetivo a promoção da saúde e o bem-estar da população, proporcionando acesso a serviços e práticas que contribuem para uma vida mais saudável. Além disso, a parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte indica a integração de diferentes setores em prol da saúde pública, mostrando que a promoção da saúde vai além do atendimento médico, envolvendo também atividades físicas e culturais que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promove comemorações neste dia e incentiva que os Conselhos de Saúde do Brasil façam o mesmo. Neste ano, a proposta foi realizar um Ato Solene no primeiro dia da Reunião Ordinária do Conselho no mês de abril e elaborar uma Carta de Intenção, ratificando e defendendo o tema escolhido pela OMS.