Ícone do site Folhadamanha

Pesquisa aponta queda no número de atleticanos

Torcida do Galo no Mineirão./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A Itatiaia, a CNN e o Instituto Quaest realizaram a maior pesquisa sobre torcidas do país, que contou com a participação de mais de 6 mil entrevistados em 325 cidades brasileiras. Entre os dados, a torcida do Atlético reúne cerca de 5% da torcida nacional.

A informação gerou grande discussão entre os torcedores, já que pela primeira vez uma pesquisa colocava um clube mineiro entre as cinco maiores torcidas do Brasil.

Em contrapartida, nesta semana, o Globo Esporte divulgou o levantamento realizado junto ao instituto AtlasIntel, e o resultado foi diferente. Começando por Minas Gerais, a pesquisa do GE aponta que 6,1 % dos brasileiros torcem para o Cruzeiro e 4,3% para o Atlético, enquanto que a da Itatiaia aponta 5% para ambos os clubes.

Entre os levantamentos, apenas os dois primeiros colocados são os mesmos em ambos. Flamengo e Corinthians aparecem na liderança com 21,9% e 14,2%, segundo o GE, e 24% e 18%, segundo a Itatiaia.

Já nas outras posições teve divergência. Segundo o GE, a lista continua com: 3-São Paulo (9,9%), 4–Palmeiras (7,7%), 5-Vasco da Gama (6,2%), 6-Cruzeiro, 7-Grêmio (4,6%), 8-Atlético, 9-Bahia (3,6%), 10-Inter (3,5%), 11-Fluminense (3,4%) e 12-Santos (3,1%).

Em relação a pesquisa da Itatiaia/CNN/Instituto Quaest apontou: 3-Palmeiras (9%), 4-São Paulo (8%), 5-Atlético e Cruzeiro, 7-Vasco da Gama (4%), 8-Grêmio e Santos (3%), 10-Bahia, Inter e Sport (2%). O Fluminense não foi citado na pesquisa da rádio mineira.

Metodologia

Segundo o GE, a pesquisa Atlas colheu as informações organicamente durante navegação de rotina na internet, em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”, para assegurar retratos representativos da população-alvo, ou seja, a calibragem buscava atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.

Além da metodologia, a maior diferença da pesquisa pela internet é o número de municípios consultados. A pesquisa Ipec do ano passado foi a 128. A mais recente da Quaest e da rádio Itatiaia (MG) teve 325 cidades. A do AtlasIntel recebeu respostas de 640 municípios brasileiros.

Sair da versão mobile