Destaques Meio Ambiente

Passos tem dois pontos para descarte de lixo eletrônico

26 de fevereiro de 2024

TODO O LIXO ELETRÔNICO RECEBIDO NO CRRT DA UEMG PASSOS PRIMEIRAMENTE PASSA PELA TRIAGEM./ Foto: Reprodução.

Ézio Santos

PASSOS – O descarte de lixo eletrônico em Passos pode ser feito em ao menos dois locais, por meio da coleta seletiva de resíduos pela prefeitura e AAção Reciclagem e pelo Centro de Reuso e Reciclagem de Tecnologia (CRRT) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Os mais comuns são equipamentos de computação e telecomunicações, porém a lista é bem mais completa com itens de eletrodomésticos em geral e similares. Em se tratando de resíduos eletrônicos, o CRRT não é apenas um local de recolhimento de dispositivos imprestáveis, mas um catalisador de mudanças sociais e ambientais. A jornada começa com a chegada dos materiais e submetidos a uma triagem cuidadosa.

“Aqui, cada peça é avaliada para possíveis oportunidades de reaproveitamento. Os equipamentos que podem ser restaurados são destinados a projetos sociais, enquanto aqueles que não podem ser reutilizados passam para a próxima etapa, onde são categorizados e preparados para reciclagem”, explicou Vânia de Oliveira Borges, responsável pelo Departamento de Exatas e coordenadora do CRRT.

Por meio de uma variedade de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, o Centro não apenas recicla equipamentos eletrônicos, mas também educa e capacita. Alunos estagiários recebem treinamento em manutenção de computadores, enquanto projetos de extensão promovem a inclusão digital em escolas e entidades filantrópicas.

“A missão do CRRT vai além do simples reuso. Consciente dos impactos ambientais dos resíduos eletrônicos, trabalhamos incansavelmente para garantir que esses materiais não acabem em aterros sanitários, onde representam uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública. Anualmente, se oferece estágios aos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Técnico em Informática do IF Sul de Minas, fortalecendo ainda mais sua conexão com a comunidade local e além. Desde sua criação em 2012, o centro já descartou corretamente cerca de sete toneladas de equipamentos em parceria com empresas locais e vizinhas”, revelou Vânia.

Os objetivos do CRRT são claros: informar sobre o descarte adequado de resíduos eletrônicos, reduzir o impacto ambiental, promover a inclusão digital, fornecer materiais para pesquisa e aulas, expandir sua atuação na comunidade e conscientizar sobre a importância do manejo adequado do lixo eletrônico. Além dos benefícios sociais, o projeto desempenha um papel vital na proteção do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade. “O Centro é mais do que apenas um centro de reciclagem, um farol de esperança, guiando-nos em direção a um futuro mais verde e mais inclusivo”, afirmou a coordenadora.

AAção

O trabalho da instituição é de forma diferenciada. Os resíduos chegam até o barracão na Avenida dos Industriais, Bairro Belo Horizonte, através da entrega voluntária e coleta seletiva nas ruas da cidade.

Gilson de Oliveira Wenceslau, presidente da AAção Reciclagem, explicou que todo o material é submetido à triagem, para retirada de componentes e peças, visando realizar o reaproveitamento, reciclagem e reutilização de alguns componentes. O valor arrecadado com a venda de materiais recicláveis eletrônicos é destinado a aquisição de itens alimentícios da cesta básica doada a catadores e familiares de baixa renda.

“Nós recebemos e coletamos tudo que é considerado equipamento/aparelho eletrônico. Assim evitamos o descarte ou encaminhamento para o aterro sanitário. O que estiver em desuso ou danificado e agrega valor econômico, nós aproveitamos com o objetivo de não degradar o meio ambiente e gerar recursos para diversas despesas, como pagamento de funcionários e a filantropia”, ressaltou o policial militar aposentado também conhecido como Coronel Wenceslau.

Em Passos há também a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coocares) que também realiza o trabalho semelhante ao da AAção Reciclagem, localizada no distrito Industrial I. Algumas lojas comerciais no centro da cidade são pontos de recolhimento de pilhas e baterias de pequeno porte, sendo mais uma opção de destinação correta e consciente.

Dentre os lixos eletrônicos estão: geladeiras, congeladores, equipamentos refrigeradores, de computação, telecomunicações, painéis solares, televisores, monitores, telas, lâmpadas LED e máquinas de venda automática.