Destaques Esporte

Paraíso promove oficina de capoeira na rede municipal

11 de novembro de 2023

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – Professores de Educação Física das escolas municipais de São Sebastião do Paraíso participaram de uma oficina prática de capoeira na última quarta-feira. As aulas foram realizadas na Escola Municipal Campos do Amaral, ministradas pelo professor Alexssander Neves Marques, conhecido na capoeira como Brais Muzenza.

Segundo informações da Prefeitura de Paraíso, Brais é responsável pelo Grupo de Capoeira Muzenza, que possui mais de 25 anos de experiência e atua em diversos locais e espaços de Paraíso, promovendo e incentivando a prática dessa expressão cultural e esporte no Brasil.

O professor foi acompanhado por dois alunos, também membros do grupo, que demonstraram habilidades no atabaque e berimbau, instrumentos utilizados na capoeira. “Aceitei prontamente o convite para falar com os professores municipais uma vez que acredito muito na união esporte/educação. Nós temos o objetivo de difundir cada vez mais a arte da capoeira como cultura e integração social”, relatou Brais.

Durante o encontro, os professores puderam aprender um pouco mais sobre a arte da capoeira, que mescla elementos de jogo, dança, música e esporte. Foram apresentados alguns golpes de ataque e defesa além de uma breve abordagem sobre a história e curiosidades, evidenciando a relevância como manifestação cultural afro-brasileira e algumas possibilidades de abordagens no contexto escolar. No final, os professores puderam participar de uma roda de capoeira.

Segundo a professora Lívia Sales, que leciona Educação Física na Escola Municipal Hilda Borges, o encontro foi muito positivo. “Foram momentos especiais e de grande aquisição de conhecimentos. As atividades foram dinâmicas e interativas e, a partir delas, poderemos ampliar o conhecimento dos nossos alunos sobre a capoeira”, relatou.

De acordo com o professor Murilo Pessoni, assessor pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, o encontro teve como principal objetivo capacitar os professores para que possam conhecer melhor e abordar o tema durante as aulas de Educação Física, além de oferecer a todos os alunos da rede municipal a oportunidade de vivenciar e conhecer um pouco mais sobre a capoeira, sobretudo sobre os aspectos históricos e culturais, assim como proporcionar uma vivência prática da modalidade.