Cultura Destaques

Paraíso espera receber 3 mil pessoas na Festa da Congada

25 de maio de 2023

Paraíso espera receber 3 mil pessoas na Festa da Congada./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso espera receber cerca de 3 mil pessoas durante as festividades da Festa da Congada e Moçambique no Distrito de Guardinha, que tem início nesta sexta-feira, 26, e vai até domingo, 28. Segundo a prefeitura, o evento acontece há mais de 50 anos e retrata a preservação da identidade cultural do município.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Cândido de Oliveira, a festa faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Paraíso. “A iniciativa para realizar esse evento partiu da própria comunidade local, sendo a prefeitura uma parceira na organização, por acreditar que a cultura contribui para a consagração da história e da memória de um povo”, disse.

Vamos ter como atrações principais, quermesse e desfile dos ternos, também teremos, no domingo, uma missa solene na Igreja Senhor Bom Jesus. Além disso, estamos planejando outras festividades para o final do ano em dezembro e também em outras épocas”, comentou o secretário.

Segundo o secretário, a prefeitura investiu cerca de R$ 35 mil, sendo na sexta e sábado com a realização de quermesse e no domingo com o desfile dos Ternos de Congo e Moçambique, Anjos de São Benedito, Canários Paraisenses, Ipiranga, Novo Milênio e Xambá (congo) e Santos Dumont e Zambiê de Angola (moçambique).

Vão participar, neste ano, 16 Termos de Congo e Moçambique, com participação de ternos de outros municípios, como São Tomás de Aquino, Jacuí, Itamogi e Santo Antônio da Alegria. Em relação às edições anteriores, por ser uma festa tradicional, não ocorreram mudanças ou alterações na programação, a parte musical é por conta da Paróquia Senhor Bom Jesus e a prefeitura cuida apenas da parte cultural”, disse.

De acordo com a prefeitura, na edição do ano passado, participaram 17 ternos, sendo três de cidades vizinhas, momento que a população comemorou a volta do evento, que foi interrompido devido a pandemia. Além dos desfiles e apresentações, o evento proporciona aos convidados atividades como bingo, leilão de prendas e serviço de bar. O evento é gratuito e aberto para toda a população.