Opinião

Opinião

12 de dezembro de 2023

LÍVIA ALVES E SOUZA

Ciência para todos, democratizando o conhecimento científico

Conhecimento científico é baseado no método cientifico, o qual envolve observação, hipóteses, coleta de dados, análise, para se chegar em conclusões. Ele é fundamental para os avanços da humanidade, pois colabora com os desenvolvimentos tecnológicos, solução de problemas, inovações na medicina, e outras várias áreas.

A democratização deste conhecimento permite que a sociedade compreenda tudo o que está ao seu redor, incluindo áreas que afetam suas vidas, como a saúde, meio ambiente, política e tecnologia. Além de incentivar o pensamento crítico e possibilitar que tomem decisões com as informações necessárias.

Outro ponto é que motiva todos a se envolverem mais nos debates políticos e na tomada de decisões. Logo, não apenas contribui para o desenvolvimento pessoal, como também para a evolução de toda a sociedade. Possibilitar o acesso livre ao conhecimento cientifico diz respeito a disponibilizar os artigos, pesquisas e outros conteúdos relacionados a essa área. A ideia é de permitir que qualquer pessoa, independente de sua situação socioeconômica e regional, possua acesso.

Ademais, apesar da importância de garantir que todos tenham acesso, é necessário certificar que esteja em uma linguagem a qual todos consigam entender. Traduzir os termos técnicos para uma linguagem leiga ajuda a facilitar que todos entenderão e poderão ter uma visão crítica daquilo que lhes é apresentado.

Outrossim, será possível despertar o interesse de mais pessoas pela área cientifica, não apenas para o desejo de uma formação na área, mas por pura curiosidade, criando uma ligação entre a sociedade e a comunidade cientifica, permitindo diálogos construtivos.

Ao se falar sobre o âmbito global, as pessoas não apenas saberão como entenderão as mudanças climáticas, questões de saúde, assim como as politicas dos outros países. Além de promover práticas sustentáveis e formas de todos se protegeram dos desastres naturais e degradação da natureza.

Em situações como a pandemia do COVID-19, democratizar o conhecimento colabora para todos se protegerem, diminuindo a propagação do vírus. Democratizar o conhecimento auxilia também nos cuidados com outras doenças transmissíveis, sendo possível disseminar as informações de como prevenir e tratar. Desse modo, seria importante não apenas para prevenir desafios locais, como também os globais, colaborando com a constante evolução mundial.

Por mais que a democratização do conhecimento cientifico traga muitos benefícios, ainda é necessário enfrentar alguns desafios, como o acesso à internet. Umas das formas mais fáceis de promover a democratização do conhecimento seria pela internet. No entanto, existem regiões com grandes dificuldades de obter conexão, além de dificuldades de infraestrutura para ter acesso.

Outro ponto importante são as barreiras linguísticas, não apenas pelo uso de termos técnicos, mas muitos artigos estão disponíveis em outros idiomas, pelo quais a tradução além de poder ser demorada, também pode ser cara. Além disso, algumas das publicações são feitas em revistas que precisam de assinatura, limitando o acesso. Outro fator é que aqueles que são distribuídos fora das revistas científicas podem não terem sido revisados corretamente e estarem disseminando informações incorretas.

Assim como todas as outras áreas, existem questões éticas que envolvem esse processo, indo desde a produção das pesquisas, até a divulgação para a população. Algo fundamental é a revisão por pares, que consiste na avaliação da pesquisa feita por cientistas do ramo pesquisado, para garantir a integridade e a qualidade das informações.

Segundamente, é significativo que sejam publicados os resultados negativos e os positivos, para uma compreensão mais ampla do cenário em questão. Outro ponto essencial é a atribuição de autoria á aqueles que trabalham na pesquisa, garantindo que todos os que colaboraram com contribuições indispensáveis recebam créditos pelo seu trabalho.

Portanto, a democratização do conhecimento é essencial para que a sociedade seja mais informada e inclusiva. Garantir o acesso a ciência para todos permite que possam ter mais independência e serem capazes de tomar decisões com todas as informações, além de colaborar com o avanço da humanidade e o bem estar de todos.

LÍVIA ALVES E SOUZA, acadêmica do curso de Comunicação Social na UEMG – Passos e bolsista no Projeto de Extensão “Universidade e comunidade em diálogo: a democratização do conhecimento e a potencialização da cidadania científica” (Edital PAEx 01/2023).