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Novo disco de Beyoncé ganha elogios

2 de abril de 2024

‘Cowboy Carter’, ‘um manifesto pela liberdade de se deixar levar’, traz músicas que redefinem e destacam a cultura country negra . / Foto: Divulgação

Fãs e críticos estão elogiando Cowboy Carter, o novo álbum imerso no espírito country de Beyoncé, um trabalho que já está subindo nas paradas após seu tão esperado lançamento ocorrido no último final de semana. 

Trata-se de uma vasta homenagem à sua herança sulista e o segundo ato, com 27 músicas, de sua trilogia Renaissance. Uma conquista que redefine o gênero e destaca a cultura country negra. “Ninguém confundirá este extenso set com seguir um caminho reto ou ter um momento remotamente entediante”, escreveu o crítico da revista especializada em entretenimento Variety. 

“É quase como se Beyoncé estivesse observando alguns dos saltos evolutivos e contratempos que o país tem experimentado enquanto redefine suas fronteiras – como sempre a música fez – e dissesse: ‘Segure meu [champanhe] Armand de Brignac. Eu consigo fazer isso’”. 

“Mas não se trata apenas do que Beyoncé pode fazer pela música country; é o que seu conceito de country pode fazer por ela, ao ampliar seu império musical e até mesmo seu já bem esculpido senso de si mesma. É muita coisa”, acrescenta a publicação. 

É cedo demais para dizer até onde Cowboy Carter e sua extensa lista de canções chegarão, mas é certo que o álbum tem um enorme potencial comercial. 

A artista de 42 anos, nascida em Houston, no Texas, foi pioneira nos lançamentos surpresa de álbuns pela internet, mas para os dois primeiros atos da Renaissance, recorreu a uma estratégia de marketing mais tradicional, com promoções planejadas e edições físicas luxuosas à venda. 

Sua ode à dança em Renaissance a levou ao topo da Billboard quando foi lançada em 2022, e Cowboy Carter parece estar pronto para repetir o feito. Isso sem contar uma turnê de sucesso como a do primeiro ato. Cowboy Carter é um exemplo tangível de quanto a música pode florescer quando sai das restrições empoeiradas do gênero. 

Beyoncé habilmente evita os críticos – guardiões da música country de Nashville que há muito tentam promover uma ideia rígida do gênero dentro de uma dimensão esmagadoramente branca e masculina, tanto lírica quanto musicalmente. 

A megaestrela guia os ouvintes ao longo da evolução do country, em uma jornada desde os sons do gênero ‘spiritual’ afro-americano e as notas de violino até suas pioneiras mulheres, como na colaboração com Linda Martell, e então projeta uma visão de futuro. Embora dê uma lição de história, Cowboy Carter é essencialmente um manifesto que se inclina para a liberdade de se deixar levar. 

Em meio ao frenesi, Beyoncé oferece retratos emocionantes sobre maternidade, celebrações ao sexo e ao amor, e até mesmo uma fantasia de assassinato por vingança. Também selecionou um mosaico de estrelas jovens – incluindo Miley Cyrus, Post Malone e Tanner Adell – e ícones da velha guarda como Willie Nelson e Dolly Parton.  

Os maiores astros aparecem como locutores de uma transmissão fictícia de rádio. Nelson diz aos ouvintes: “Agora, para a próxima canção, quero que todos se sentem, inspirem e vão a esse lugar bom, onde sua mente gosta de vagar”. Parton apresenta a versão do álbum para Jolene; e em Ya Ya, uma psicodélica mistura de soul dance, Beyoncé sampleia These Boots Are Made for Wakin, de Nancy Sinatra.