Destaques Política

Novo define 12 pré-candidatos para disputa à Câmara de Passos

23 de julho de 2024

Conversão do partido funcionou de forma híbrida, com alguns pré-candidatos comparecendo presencialmente e outros on-line / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

PASSOS – O Partido Novo realizou no último sábado, 20, a convenção e definiu 12 pré-candidatos ao cargo de vereador para as Eleições de 2024. A Convenção Partidária foi feita em formato híbrido (presencial e on-line).

O partido definiu que comporá o quadro de vereadores Eduardo da Costa Ferreira (Eduardo DZ), Elaine Mais Nascimento (Elaine Maia), Ester Rosa Felício (Ester Felício), João Rosário Junior (João Rosário TI), Jorge Adolfo Dias (Jorge da Areia), Juliano Passos Moreira (Juliano Passos – Bobrão), Karina Silveira Meirelles (Karina Carretel), Luiz Carlos Medeiros Junior (Juninho Medeiros), Priscila Pádua Maia (Priscila Maia), Samuel Cândido de Oliveira (Professor Samuel Oliveira), Valdir da Silva Oliveira (Valdir da Oi) e Vinícius Augusto Souza Reis (Vinícius Souza).

Conforme a presidente da Comissão Executiva do Partido Novo em Passos, Keila Reis, a convenção marcou um momento histórico para a sigla no município, com o lançamento da chapa completa de vereadores e cumprimento de uma etapa formal exigida pela lei eleitoral, para a formalização das candidaturas.

“Toda a Comissão Executiva do Partido Novo se sente muito honrada pela missão de representar os verdadeiros valores e princípios da direita, com muito orgulho desta chapa de pessoas guerreiras, cada qual com seus desafios pessoais mas que escolheram o Novo para se preparar e oferecer a população de Passos, candidaturas diferenciadas, com formação legislativa e de campanha pelo Instituto Libertas, de compromisso com economia de mandato, combate a corrupção e fiscalização exemplares, conforme as competências do cargo que irão concorrer para vereadores ou vereadoras”, destacou Keila.

De acordo com a presidente da comissão, o evento decidiu também os respectivos números de candidatos, para envio oficial por ata ao diretório estadual e ao Tribunal Superior Eleitoral. “Deliberamos também demais assuntos sobre o pleito eleitoral como as ações e aprovações na formação dos nossos candidatos e de suas documentações”, disse.

Durante a convenção, o Partido Novo também deliberou sobre a decisão pelo apoio da sigla à reeleição do atual prefeito e pré-candidato, Diego Oliveira, e vice, Maurício da Cemig.

“Foi decidido por unanimidade esse apoio e, consequentemente, em não lançar chapa ao executivo de Passos”, informou Keila.

Segundo ela, após a convenção, o departamento jurídico do partido fez o encaminhamento da ata ao TSE, nos prazos legais estabelecidos, para o prosseguimento das pré-campanhas até o dia 15 de agosto.

Conforme informações da Justiça Eleitoral, o prazo para as convenções partidárias segue até a primeira segunda-feira de agosto, 5. Em Passos, até o momento, seis partidos políticos e coligações estipularam as datas das convenções. As eleições municipais serão realizadas em 6 de outubro.

A presidente da comissão do Partido Novo destaca que, a lei eleitoral foi atualizada e passou a exigir 12 números de cadeiras à Câmara Municipal, além de mais um pré-candidato adicional, para considerar uma chapa de vereadores completa.

“Aliás uma ótima mudança na lei para o pleito 2024 que torna mais justa a concorrência entre os partidos políticos, que coloca um número alto de candidatos (mais que o dobro das cadeiras) muitas vezes, confundindo os eleitores e causando uma certa complexidade na votação para o Legislativo. Esse ano todos os partidos terão então no máximo 12 candidatos. Além de terem que cumprir a cota de gênero”, enfatizou Keila.