Destaques Moda

Negócios barrocos

15 de abril de 2023

A grife Marrô desfilou no Palácio da Liberdade./ Foto: Márcio Rodrigues.

Bloco de Moda – Wagner Penna

Um desfile promovido pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas (A.Criem), abriu a 29ª. edição da Minas Trend – Feira de Moda realizada em BH, na semana passada. mais de cem expositores estavam nos estandes do salão de negócios que lotaram o Minascentro.

A apresentação do desfile, nos jardins do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo estadual, foi realizado com apoio da Secult, Cemig e Fiemg. A estrutura teve curadoria dos estilistas Renato Loureiro, Victor Dzenk, Antônio Diniz e também presidente da A.Criem, que inspiram no tema ‘Barroco Tecnológico’ (tradicional + modernidade).

A entrada das 40 produções teve cartela cromática que começou pelos tons avermelhados, seguidos de prata, branco e alaranjados – cada um simbolizando riquezas de Minas.

Na abertura oficial da feira, o presidente da entidade, Flávio Róscoe, visitou os estandes e reafirmou a importância do setor para a economia mineira. Também no evento foi anunciado o projeto Passarela da Moda, com várias iniciativas do governo estadual para apoiar o setor.

Uma das grandes novidades dessa edição da Minas Trend foi que os dois segmentos de vendas da moda mineira (tanto quem vende através de pedidos antecipados, quanto marcas que vendem em pronta entrega de produtos) estavam lá.

Um grande avanço para o setor.

VAIVÉM

Com o tema “A moda no horizonte”, a edição fortaleceu a conexão do evento com a capital, promovendo, além do Salão de Negócios no Minascentro, a Semana da Moda Mineira, com palestras, workshops e exposições abertas ao público em prédios icônicos do centro de Belo Horizonte. Superando em R$ 5 milhões a última edição, essa edição do Minas Trend gerou R$25 milhões em negócios e recebeu 5 mil visitantes durante os três dias.

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Com foco nas tendências do Verão 2024, a edição contou com 122 expositores, sendo 33 estreantes: foram 39 estandes de vestuário, 37 de bolsas e calçados, 28 de joias e bijuterias e 18 de lingeries, moda praia e sleepwear. Nos estandes, as tendências da próxima estação ficaram evidentes, com destaque para o maximalismo, explosão de cores e peças artesanais feitas em Minas.

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Segundo a coordenadora do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas), Patrícia Rajão, o Minas Trend é a principal feira de lançamentos para os empresários do setor, sendo um termômetro importante para finalizar as coleções para o varejo.

“Os expositores vendem, em média, 70% das suas coleções no Minas Trend. O evento é importante, principalmente, porque as marcas lançam seus produtos aqui, vão acertando a coleção e quando saem para o varejo já sabem o que vai pegar, o que não deu certo, o que vendeu mais”, disse.