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Morador reclama de fios soltos na Breno Soares Maia

26 de setembro de 2023

Foto: Divulgação.

TÁ DANADO!

Um morador reclamou de fiação que está exposta na avenida Doutor Breno Soares Maia, no bairro Belo Horizonte, em Passos. Segundo o relato, os fios estão no meio da via pública e pode provocar acidentes e colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas, principalmente dos motociclistas que trafegam pelo local.

“Passos enfrenta uma onda crescente de furtos de cabos e fios de eletricidade, telefonia e internet. Ninguém toma uma atitude para resolver o problema. Temos que lidar com essa situação enquanto esperamos por uma solução. A fiação fica exposta, gerando riscos para os cidadãos passenses. Uma situação recente quase tirou a vida de um motociclista que passava pela Avenida Doutor Breno Soares Maia”, disse o morador.

“A fiação estava no meio da via pública e atingiu o motociclista. Por sorte nada grave aconteceu. Depois do ocorrido, amarramos os fios no poste, mas não dá pra continuar assim. Quem pode dar um jeito no problema? Para quem reclamar? O que podem fazer para resolver isso? Alguém vai tomar alguma providência?”, questionou.

Cemig responde a reclamação

Segundo informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o compartilhamento de postes de distribuição de energia elétrica com as empresas de telecomunicações se dá em cumprimento às resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Cemig, tais resoluções definem que a responsabilidade pela operação e manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas de telecomunicações. Assim, essas empresas são obrigadas, pela regulação do setor e contrato com a Cemig, a realizarem a manutenção dos cabos de telecom e retirarem os eventuais cabos caídos.

A companhia reforçou ainda que quando identifica uso irregular dos postes, recebe a denúncia ou aborda a empresa de telecomunicações que lançou cabos nos postes sem a autorização, e interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato.

Conforme ainda a Cemig, ainda tem instruído as empresas que compartilham os postes para que busquem uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de inteira responsabilidade delas, de modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e primordialmente à rede de distribuição de energia elétrica.

Além da notificação e atuação junto as empresas de telecom, a Cemig também informou que está em andamento um projeto de levantamento georreferenciado de toda a rede de telecom nos postes da empresa, em toda a área de concessão da Cemig. Este projeto tem a duração de dois anos para levantamento de todo os dados e informações no estado.

Por fim, a Cemig pediu a população para que não toque em cabos caídos ao solo, mesmo sendo de empresas de telecomunicações, pois esses cabos por algum motivo, podem estar energizados e causar choque elétrico. Nesses casos, é importante acionar a empresa de telecomunicação responsável pelo cabo para regularização. Caso não seja possível identificar a empresa responsável, o acionamento pode ser feito à Cemig através do telefone 116, fornecendo os dados sobre a localização e situação do cabo que estiver proporcionando risco.