22 de abril de 2023
A moda da Enjoei./ Foto: Reprodução.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
Um dos projetos mais interessantes lançado, recentemente, pelo Sebrae-MG é o “Moda Brechó”. A iniciativa vem contemplar um dos segmentos que mais crescem dentro da cena fashion, um fenômeno mundial. No plano internacional já movimenta bilhões de dólares. Levou, inclusive, marcas de prestigio a abrir espaços com peças de reuso dentro dos seus próprios espaços luxuosos. E também criou o nicho de comércio de reciclagem de peças usadas, em todos os níveis da cadeia de moda.
No caso do programa do Sebrae, a ideia é capacitar quem trabalha com o assunto para desenvolver seu negócios de modo mais objetivo e técnico. Em resumo, torná-lo mais competitivo. As razões para isso, estão no próprio crescimento dos brechós por aqui. Entre 2019 a 2022, foram abertos quase 2 mil brechós em Minas Gerais, sendo mais de 400 em Belo Horizonte. Na semana passada, inclusive, houve um giro de influenciadores & afins por alguns desses estabelecimentos. Quem participou, adorou o que viu.
Uma iniciativa que merece aplausos.
O multifashion Rodrigo Cezário realizou o workshop ‘Economia Criativa e Inclusão Social’, no PC7, dentro do ciclo de palestras do World Creativity Day. Ele falou sobre como a economia da criatividade pode reduzir as desigualdades socioeconômicas, gerar renda e preservar o meio ambiente. Também apresentou o projeto ‘Sementes Criativas’, que visa impulsionar carreiras de jovens da periferia da Capital
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Minas em São Paulo: a dinâmica Luciana Penido coordena o salão de negócios Novo Showroom, que acontece na Casa Giardini (Brooklin Novo–SP) entre os dias 24 e 28 de abril. Serão quase 40 marcas. O projeto cenográfico foi criado pela Giselle Morais – todo em tons neutros, com araras de freijó e iluminação individual. Bacanésimo!
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Nas redes sociais o tema mais postado, durante a semana, foi o chamado estilo Quiet Luxury. Traduzindo, o luxo discreto. Longe das marcas famosas de moda adoradas pelos novos-ricos e estrelinhas da musica, são roupas de qualidade usadas por milionários e bilionários. Veio à tona na série “Sucession”, da HBO. Mas é algo que sempre existiu no circuito realmente elegante e de bom gosto. E bem longe das logomarcas datadas.