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Minas tem 6,6 milhões no ‘Mapa da Inadimplência’

16 de agosto de 2023

Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – Cerca de 6,6 milhões de mineiros estão inadimplentes e as dívidas chegam a R$ 30,9 bilhões, com média de R 4,6 mil por pessoa. Isso representa 39,25% da população adulta no Estado, percentual abaixo do índice nacional, que é de 43,72%. Esses números são referentes a julho e fazem parte do Mapa da Inadimplência da Serasa, levantamento mensal que apresenta o cenário de endividamento no Brasil.

A maior parte das dívidas no Estado está concentrada em três setores: Bancos e Cartões (29,96%), Utilities (22,64%), que são contas de gás, água e luz, e Financeiras (13,97%). Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes têm entre 41 e 60 anos (34,5%), seguidos pela população entre 26 e 40 anos (33,7%) e por pessoas com mais de 60 anos (20,2%).

É válido destacar que julho trouxe a segunda retração consecutiva em inadimplentes no Brasil. Ao atingir um total de 71,41 milhões de brasileiros, foi registrada uma redução de 34.495 pessoas na comparação com o mês anterior. É a primeira vez, desde junho de 2021, em que ocorre duas quedas em sequência nos levantamentos mensais da Serasa.

Um dos fatores de impacto foi o total de débitos com bancos e cartões de crédito, que registrou redução de 1,60 ponto percentual, passando de 31,13% para 29,53% entre os últimos dois meses. Essa queda pode estar ligada aos primeiros resultados do Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, que, desde 17 de julho, estimula a negociação de dívidas com as instituições financeiras.

A Serasa, inclusive, conta com uma série de programas que tem o intuito de contribuir com a queda da inadimplência e melhorar os dados. Em julho, mais de 316 mil acordos foram fechados pelos canais do Serasa Limpa Nome apenas em Minas Gerais. O número de ofertas disponíveis, no entanto, batia 35,9 milhões.

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.