Destaques Esporte

Mestre Reginaldo Santana recebe título de Doutor Honoris Causa

16 de abril de 2024

Reginaldo Santana é um dos pioneiros da capoeira no Sul de Minas / Foto: Divulgação

Bianca Simionato

 

PASSOS – No último sábado, 13, o fundador do grupo Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, de Passos, mestre Reginaldo Santana, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Faculdade Febraica em conjunto com a Ordem dos Capelães do Brasil. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Diadema, em São Paulo.

Reginaldo é um dos pioneiros da capoeira no Sul de Minas e da cidade de Passos, na qual ele chegou em meados de 1970. Fundador do grupo Nosso Senhor do Bonfim, ele está há mais de 50 anos trabalhando com a capoeira e há 40 anos trabalhando com o grupo, que se expandiu por todo Brasil e para outros países.

“A importância do título é enorme, é uma sensação de estar sendo reconhecido por um trabalho feito há muitos anos, e que a capoeira, enfim, está tendo seu reconhecimento pelo órgão público. A importância é grande em todos os sentidos, não tenho nem palavras para descrever. É uma satisfação muito grande”, comenta Reginaldo, contente com o reconhecimento.

Segundo ele, foram homenageados também representantes de diversos segmentos da sociedade como mestres de capoeira, da umbanda, quilombolas, indígenas, artistas, cantores, entre outros.

O título de Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela relevância de serviços prestados a personalidades que se destacam pela atuação em defesa das artes, da ciência, das letras, de um belo trabalho em prol de uma comunidade e do melhor entendimento entre os povos.