Meio Ambiente

Meio Ambiente

3 de novembro de 2023

Electricity from solar panels, dams, and wind turbines. Environmentally-friendly renewable energy concept.

Consumidores conscientes

A América Latina é uma região de contrastes quando o assunto é sustentabilidade. Por um lado, a Costa Rica é líder global em energias renováveis. Por outro, México e Brasil – inclusive com toda sua potência aquífera – enfrentam desafios na eficiência do uso da água. Além de um lembrete do imediatismo e da gravidade dos desafios que enfrentamos, são um imperativo para uma gestão responsável e uma liderança visionária.

Cenário

De olho nesse cenário, nasce o estudo “Sustentar para ganhar: Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca”, realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Nossa proposta é apresentar análises e recomendações estratégicas para orientar as indústrias a fazer mudanças fundamentais em torno à sustentabilidade, transformando-a de uma palavra da moda e intangível em modelo de ação. “Nossa exploração sobre sustentabilidade mais recente não pretende ser uma mera nota de rodapé nas crônicas da jornada ambiental da América Latina. Ela aspira a ser um farol, trazendo à superfície diferentes pontos de referência para um caminho transformador que temos pela frente. Não apenas reunimos dados, e sim descobrimos um apelo por mudanças abrangentes e significativas por parte do consumidor, que quer ter participação ativa neste contexto”, afirma Kesley Gomes, Latam LinkQ Director da Kantar.

Defensores do planeta

Embora o mais comum fosse que as pressões econômicasimpactassem os comportamentos ecologicamente conscientes na América Latina, os dados contam uma história diferente. Os Eco-Actives, consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade, voltam a crescer após dois anos de queda. Em 2023, eles formam 18% da população e compõem um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo.

Menores

Vale destacar também que as famílias menores podem, em breve, ultrapassar as maiores em práticas ecológicas. Isso porque 35% dos lares compostos por uma ou duas pessoas são segmentados como Eco-Actives pela Kantar na América Latina. Esse indicador se sobressai ainda mais na Argentina (52,7%). “Os consumidores conscientes são uma força crescente que molda o futuro da indústria. Eles estão optando por marcas que se alinham aos seus valores. E se uma empresa consegue demonstrar um compromisso real com a gestão ambiental ou social, ela não apenas ganha uma venda, ganha confiança”, comenta Kesley.