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Linha para micros e pequenos cresce 22% em 2023 no BDMG

5 de outubro de 2023

Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – Os financiamentos a micro e pequenas empresas cresceu 22% no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e atingiram R$ 339 milhões entre janeiro e setembro na comparação com o mesmo período de 2022. Segundo informações do governo do estado, desde 2019, já são R$ 2,1 bilhões em crédito liberado para os pequenos negócios.

Nesta quinta-feira, 5, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o segmento é lembrado pelos impactos econômico e sociais, como a geração de emprego e de renda no país. As MPEs são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e oito a cada dez vagas de trabalho com carteira assinada criadas no país em 2023 são deste grupo, segundo levantamento do Sebrae.

Para o BDMG, as micro e pequenas empresas são uma prioridade. São grandes geradoras de empregos e de renda, apoiando o desenvolvimento do estado. Seguiremos atuando para levar crédito acessível ao setor para que possam investir, crescer e, como consequência, gerar mais oportunidades”, afirma o presidente em exercício do BDMG, Antônio Claret Junior.

A relojoaria Wenus, localizada em Januária, no Norte de Minas, está entre as microempresas atendidas pelo Banco desde 2019. “Foi a ajuda do BDMG que nos permitiu chegar onde estamos e queremos ampliar”, ressalta Samuel Matos, proprietário da empresa ao lado do pai e do irmão.

Fundado em 1979, o negócio familiar migrou há cerca de quatro anos para o formato e-commerce, acompanhando a tendência de mercado. “Antes, a loja vendia no balcão e oferecia serviços como consertos de relógios e até afiação de alicates. Apostamos no e-commerce como uma saída para aumentar o faturamento”, afirma Matos.

O financiamento foi usado para dar segurança ao plano de crescer e para ampliar o mix de artigos. De 30 produtos, a loja passou a comercializar mais de 400 e está entre as dez maiores lojas do Brasil no segmento, segundo o proprietário.

A gente precisava ter recurso para pagar os fornecedores no prazo caso a gente não conseguisse vender os produtos a tempo. O BDMG entrou para nos dar essa reserva para conseguirmos arcar com todos esses custos, com taxas de juros atrativas”, conclui o empreendedor, que hoje emprega 17 pessoas.

Apoio

No BDMG, além das taxas especiais, a contratação de crédito pela MPE é feita de forma digital. O banco conta ainda com cerca de 400 correspondentes bancários para atendimento aos clientes em todo o Estado.

Com os mais de R$ 2 bilhões em desembolsos realizados desde 2019 para pequenos negócios, foram estimulados 65 mil empregos, além da geração de R$ 92,6 milhões em ICMS, segundo cálculo baseado na matriz insumo-produto feito pelo BDMG.

Sebrae comemora dia das MPE com parcerias e acordos

BELO HORIZONTE – O Dia Nacional da Micro e Pequena empresa foi comemorado nesta quinta-feira, 5, mas as comemorações estão previstas para acontecer durante toda a semana. Segundo informações do jornal Diário do Comércio, de Belo Horizonte, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) programou uma série de ações, que vão desde parcerias até campanhas de divulgação.

Nesta quinta-feira, foram assinados acordos que promovem o empreendedorismo e beneficiam o ambiente de negócios, durante evento na sede do Sebrae, em Brasília. Participam das parcerias os Correios, além dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Os acordos abrangem acesso ao mercado de e-commerce e internacional, capacitação de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, qualificação para o emprego e oportunidade de microcrédito, além de compras públicas e transformação digital.

Ainda durante todo o Dia da Micro e Pequenas Empresas, representantes do Sebrae vão visitar lojistas em vários pontos do Distrito Federal para distribuir materiais sobre a campanha “Compre do Pequeno”.

A agenda desta quinta-feira terminou às 19h, no Canal do Sebrae no Youtube, no Facebook e no LinkedIn, com uma live com bate-papo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa com todos os empreendedores do País.

Participam da transmissão ao vivo e on-line a cantora Negra Li, que estrela a campanha “Compre do Pequeno” deste ano, além da empreendedora Elaine Moura, da PopCorn Gourmet e o empresário e influenciador digital Ericsson Henriques.

Décio Lima ressalta que as ações têm o objetivo de incentivar os brasileiros a comprarem dos pequenos negócios não só nesse período, mas durante todo o ano.

Precisamos que essa ação se torne um hábito, que as pessoas deem preferência aos pequenos negócios. Se o pequeno cresce, gera mais empregos, renda e oportunidades para todos que estão à sua volta”, comenta o presidente do Sebrae.

Para fechar as comemorações, no domingo, 8, será feita a distribuição de materiais promocionais, como copos, geladinhos e adesivos para a população na Asa Norte, no Distrito Federal.

Para participar, é necessário visitar a barraca especial e instagramável da entidade e publicar as fotos nas redes sociais com as hashtags #CompreDoPequeno #CompreDoPequenoNegocio.