11 de setembro de 2024
O holandês Depay, se tornou o 11º jogador não sul-americano atuando na Série A do Brasileirão 2024;/ Foto: Reprodução
PASSOS – O futebol brasileiro vê um aumento significativo no número de jogadores não sul-americanos na Série A 2024. A recente contratação de Memphis Depay pelo Corinthians eleva para 11 o total de atletas de fora da América do Sul atuando na elite nacional. Esta mudança reflete uma diversificação crescente das equipes da Série A.
De acordo com o Transfermarkt, entre os 641 jogadores da divisão principal do futebol brasileiro, 135 são estrangeiros. Dentre esses, a maior parte vem da Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Equador, que juntos representam uma porção significativa dos atletas não brasileiros.
Neste ano, o limite de jogadores estrangeiros que um time pode ter em seu elenco foi ampliado de sete para nove.
Entre os novos estrangeiros não sul-americanos estão Memphis Depay, centroavante holandês de 30 anos que assinou contrato o Corinthians nesta segunda-feira, 9, após uma passagem sem clube desde sua saída do Atlético de Madrid. Depay, conhecido por sua trajetória em grandes clubes europeus como Manchester United, Barcelona e Lyon, tem 98 jogos pela Seleção Holandesa.
Outros jogadores internacionais que vieram para o futebol brasileiro incluem Jamal Lewis, da Irlanda do Norte, emprestado ao São Paulo pelo Newcastle; Maxime Dominguez, da Suíça, e Dimitri Payet, da França, agora no Vasco.
O espanhol Héctor Hernández e o francês Mohamed El Arouch também são novas adições, jogando pelo Corinthians e Botafogo, respectivamente. O Glorioso também conta com o zagueiro angolano Bastos.
Além deles, Martin Braithwaite, da Dinamarca, joga pelo Grêmio, enquanto o costarriquenho Joel Campbell reforça o Atlético-GO. Yannick Bolasie, da República do Congo, no Criciúma, e o português Tobias Figueiredo, do Fortaleza, completam o quadro.