1 de agosto de 2025
Morango
A Prefeitura de Senador Amaral (MG) tornou o doce “morango do amor” em patrimônio cultural imaterial. Agora, o município, que é um grande produtor da fruta, quer o reconhecimento do estado.
Vencedor
O doce, que viralizou e se tornou febre em todo país, foi o vencedor do concurso gastronômico do Festival de Inverno de 2025 de Senador Amaral, realizado em junho.
Passos
Em matéria publicada na Folha na semana passada, confeiteiras da cidade relataram que a produção do quitute chega a 100 unidades por dia, tornando a sobremesa a principal fonte de lucro dos estabelecimentos.
Pesquisa
Nova rodada da pesquisa AtlasIntel, divulgada ontem, traz simulações de vários cenários para a eleição presidencial de 2026. São testes do desempenho eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra os possíveis candidatos da direita, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – portanto, não pode concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem.
Ex-presidenciáveis
O primeiro cenário estimulado repete os principais nomes da eleição de 2022. Nele, Lula aparece com 47,8% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 44,2%. Ciro Gomes (PDT) soma 3,2% e Simone Tebet (MDB), 1,4%%. A pesquisa ainda aponta que outros 1,5% votariam em outro candidato da eleição presidencial passada. Votos brancos/nulos são 1,7% neste cenário, e os indecisos, 0,1%.
Cenário 1
Em outro cenário estimulado, a pesquisa exclui o nome de Jair Bolsonaro (PL), mas contempla todos os possíveis candidatos da direita. Neste segmento, Lula tem 48,5% dos votos, seguido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 33%. Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, e Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, aparecem empatados com 3,6%.
Cenário 2
Ao retirar Bolsonaro e Tarcísio, da disputa, mas incluir ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como representante da direita, Lula mantém 48,5% das intenções de voto, enquanto Michelle figura com 29,7%. Zema cresce neste cenário, aparecendo com 6,6%. Na sequência, Caiado (4,6%), Ratinho Jr (4,2%), Ciro Gomes (2,8%), Pablo Marçal (1,7%) e Eduardo Leite (0,6%). Neste cenário, brancos/nulos somam 1,6%.
2º turno
Para o segundo turno, Lula lidera todos os cenários eleitorais para 2026, conforme o levantamento. Em eventual disputa contra Tarcísio, Lula tem 50,4%, ante 46,6% do governador de São Paulo. Já contra Zema, Lula tem 50,7% das intenções de voto, contra 40,6% do governador mineiro.