24 de abril de 2023
Está tramitando na Câmara Municipal de Capitólio o projeto que dispõe da obrigatoriedade do uso de focinheiras em cães de médio, grande e gigante porte em locais públicos e com grande circulação de pessoas.
De autoria do vereador Lucas de Oliveira Silva, o projeto divide opiniões entre os donos de cães. Mas o vereador acredita que o uso em locais públicos é extremamente importante para a segurança da população.
A realização da “Feira da Praia”, que está alcançando um grande sucesso em Capitólio, é uma iniciativa das entidades: Aciac – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capitólio; Ascatur – Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio; e Capitart – Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Capitólio .
A iniciativa também conta com a Câmara das Mulheres Empreendedoras de Capitólio com o apoio da Prefeitura Municipal e Sebrae.
O vereador Henrique Fernandes Alonso Neto, quer instituir em Cássia o programa municipal de coleta e destinação de gorduras e óleos vegetais, utilizados ou não na fritura de alimentos no âmbito do município.
O projeto prevê ainda a criação do selo “Ecologicamente Correto”, a ser concedido aos estabelecimentos comerciais em geral que fazem a destinação adequada do óleo usado.
Para amparar o seu projeto, o vereador cita números da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais: o Brasil produz aproximadamente 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume, 1/3 vai para óleos comestíveis. Ou seja, 3 bilhões de litros/ano de óleos produzidos no país.
Embora estudos apontem que 6,5 milhões litros de óleo são coletados para reciclagem, menos de 1% da produção. Portanto, milhões de litros de óleos usados vão para os rios, lagos e mares comprometendo seriamente o meio ambiente.
O óleo de cozinha é beneficiado pelas centrais de tratamento, específicas para o óleo usado. Assim é feito a remoção dos sólidos e da água, e o seu PH é corrigido. Em seguida, é utilizado na produção de sabão, ração animal, na fabricação de tintas e como fonte alternativa de energia.
Em Passos continua crescendo o movimento de reciclagem do óleo usado, numa parceria da Prefeitura e o Lions Clube de Passos: a cada dois litros de óleo usado entregues nos pontos da Prefeitura (foto), o Lions troca por um litro de óleo novo.
No mês de março, por exemplo, o programa “Reviva Óleo” recolheu 2.170 litros de óleo de fritura usado na cidade de Passos.
A Prefeitura de Itaú de Minas fará um leilão de bens públicos na terça-feira, no pátio da sua oficina mecânica. Serão 10 lotes de bens e veículos a serem leiloados, entre eles há veículos que precisaram de regularização do motor, o que ficará por conta do arrematante.