Informes

Informes

6 de abril de 2023

Atacarejo

A rede Mineirão, do grupo DMA, assinou na manhã desta quarta-feira, em Belo Horizonte, a escritura de compra de um terreno para a construção da unidade, em São Sebastião do Paraíso.

Baratas

O vereador Edimilson Amparado denunciou na reunião desta semana da Câmara de Passos uma proliferação de insetos, especialmente de baratas, no cemitério municipal.

Cobrança

Segundo ele, isso está infernizando a vida dos moradores das residências vizinhas do local. Para ele, é preciso que os departamentos competentes da administração e a Sociedade São Vicente, que tem a concessão do cemitério municipal, façam uma dedetização no local.

Coletivos

Ainda em seu pronunciamento, o vereador alertou que a CAF Transporte já está reivindicando da Prefeitura um novo reajuste da subvenção do transporte coletivo urbano.

Contra

E já antecipou o seu voto contrário, pois a empresa novamente pede reajuste no subsídio, promete melhorias não as realiza. Os veículos continuam velhos, os trajetos pioraram e a população reclama.

Campeões

Dois parlamentares mineiros encabeçam a lista dos mais bem avaliados no Índice de Popularidade Digital no Congresso Nacional. São o senador Cleitinho (foto) e o polêmico deputado federal Nikolas Ferreira.

CLEITINHO AZEVEDO

Índice

O IPD é um índice de monitoramento que analisa 152 variáveis coletadas nas plataformas digitais, como alcance, produção de conteúdo e engajamento nas redes sociais – como curtidas e compartilhamentos.

Números

No Senado, Cleitinho tem pontuação de 65,2 pontos – em uma escala que vai de 0 a 100. Nikolas Ferreira soma 53,9 pontos.

Governo

Após primeiro mandato de relacionamento conturbado com os deputados estaduais, o governador Romeu Zema teve uma semana exitosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Projetos

Contando com maioria na casa nesta legislatura, o governo mineiro conseguiu aprovação de três projetos em 1º turno com ampla margem na votação, embora parlamentares da oposição e movimentos populares tenham se feito presentes durante os debates no plenário.

Aprovados

O primeiro projeto aprovado foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2021, que retira o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) da gestão da Polícia Civil e o transfere para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Reforma

Na sequência, os parlamentares formaram maioria para aprovar o Projeto de Lei que trata sobre a reforma administrativa do governo estadual e, por último, foi aprovado em primeiro turno o projeto que prevê um aumento salarial para o governador e seus secretários.