Destaques Educação

Inep divulga resultado do Encceja e SEE/MG libera certificados

17 de janeiro de 2024

Aprovados podem solicitar na Unidade Certificadora a emissão do certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, que é destinado para aqueles que não concluíram os estudos na idade indicada para cada nível de ensino.

Os candidatos que escolheram retirar os certificados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) podem procurar as Unidades Certificadoras. Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

Segundo a secretaria, também é exigido que o interessado apresente o boletim de resultados no Inep, que deve ser impresso na página do participante do Encceja.

Passo a passo

1 – Os participantes que se submeteram ao Encceja devem acessar a Página do Participante do Inep/MEC, com seu CPF e senha, consultar o resultado e verificar se obtiveram a pontuação necessária para conclusão do ensino médio ou fundamental, ou para declaração parcial de proficiência em alguma área de conhecimento.

Também deverá ser preenchido o Formulário de Solicitação de Certificado. Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deverá baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir seus dados nos campos indicados e salvar o arquivo. O candidato também poderá imprimir o formulário e realizar seu preenchimento manualmente.

2 – A solicitação presencial deverá ser realizada em Unidades Certificadoras devidamente credenciadas pela SEE/MG, sendo condicionada ao funcionamento presencial da secretaria escolar ou setor competente dessas unidades, observando-se as legislações.

A solicitação digital deverá ser realizada pelo e-mail institucional da Unidade Certificadora selecionada, anexando ao e-mail os documentos exigidos, se a escola certificadora atender a modalidade digital.

3 – A Unidade Certificadora selecionada irá verificar os documentos e analisar os resultados do solicitante. Após confirmação de todos os documentos necessários, a Unidade Certificadora vai confeccionar o Certificado de Conclusão. O qual deve ser retirado de forma presencial.

Encceja

O Encceja é uma iniciativa realizada pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A participação é voluntária e gratuita.

A aplicação das provas foi realizada em 27 de agosto de 2023, na edição nacional e nos dias 17 e 18 e outubro para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

Material de Apoio

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), disponibilizou para a rede estadual de ensino os Cadernos de Plano de Curso para o ano letivo de 2024. Este material oferece suporte para os educadores e orienta de forma prática a organização do currículo estadual.

Segundo a secretaria, o Plano de Curso é um documento estruturado por ano de escolaridade e por Componente Curricular, publicado anualmente e em conformidade com as legislações vigentes.

De acordo com a secretaria, em cada Componente Curricular, as habilidades são distribuídas por bimestre, tornando-as mais complexas e aprofundadas à medida que o estudante percorre sua trajetória escolar.

Para o diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Lopes Rodrigues, a progressão das habilidades é compreendida pela relação entre o processo cognitivo e o objeto do conhecimento ao se mobilizar uma ação no percurso das aprendizagens dos estudantes.

Para 2024, além de tudo que os planos já oferecem, como os conteúdos do livro didático e as competências socioemocionais, bem como orientações de como desenvolver habilidades, ele também estará disponível para as modalidades educação integral e EJA”, destacou.

Segundo ele, o material contempla sugestões de como propor o trabalho com as habilidades levando em conta os livros mais selecionados pela rede no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), visando possibilitar que os professores possam acessar materiais que, em concomitância com demais atividades e conteúdos, ajudem a desenvolver as habilidades com os alunos, aproveitando o tempo de planejamento.